O vereador Nirdo Artur Luz é o mais longevo do Brasil, com 48 anos no cargo e podendo chegar a 52 se reeleito. Ele acumula mandatos desde 1976 e é conhecido como"Pitanta". Outro político de SC, Orvino Coelho de Ávila, também disputava o título, mas foi superado por Pitanta em 2020.
Caso seja reeleito este ano, Nirdo, ou "Pitanta", como é conhecido, poderá chegar aos 52 anos de mandatos consecutivos. Ele é, segundo a União dos Vereadores do Brasil, o parlamentar municipal mais longevo do país.
Documento do TRE-SC, de 1981, mostra os vereadores eleitos no município de Palhoça "Nesse período, em todas as eleições que houve no município, o candidato foi eleito vereador, o que supõe que desde 1976 até a presente data esteve ocupando cargo eletivo", diz o TRE-SC, em nota.
Além de Pitanta, outro político disputava o posto de vereador mais longevo do Brasil. Também em Santa Catarina, Orvino Coelho de Ávila, de 69 anos, ficou para trás de Pitanta, em 2020, quando se elegeu prefeito da cidade de São José, cidade vizinha a Palhoça. Orvino encerrou seu último mandato como vereador do município depois de 44 anos ininterruptos desde 1976. Ele vai tentar a reeleição de prefeito em outubro deste ano.