Uma força tarefa que uniu diversos proprietários rurais e o corpo de bombeiros atuaram em conjunto para combater um incêndio de grandes proporções registrado na manhã deste domingo (25) em uma propriedade rural localizada na BR 435, entre linhas 3 e 4, quarto eixo, área rural do município de Cerejeiras (RO).
A causa do sinistro ainda foi identificada, a vegetação seca em razão da estiagem propagou as chamas que rapidamente se alastraram. Vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais e grupos de mensagens instântaneas mostram o desespero de algumas pessoas e ações de combate realizadas por voluntários.
Produtores rurais, vizinhos a propriedade, imediatamente acionaram a corporação do Corpo de Bombeiros que se uniram no combate às chamas fazendo uso de caminhões pipas e tratores particulares para cavar valetas e produzir aceiros para impedir a propagação do fogo, isolando a área de moradias da propriedade rural que é uma grande produtora de grãos da região. O corpo de bombeiros foi acionado por volta das 10h50h e destinou viaturas para realização do trabalhado de rescaldo das chamas.
O 2º Subgrupamento do 3º Grupamento de Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Cerejeiras (RO) representado pelo Sargento BM Mesquita, alerta para o perigo das queimadas.
“Estamos vivenciando um período de seca extrema da vegetação, todo cuidado é pouco, nossa sugestão é investir na prevenção nas áreas rurais, a confecção de aceiros objetivando o isolamento dessa vegetação e não propagação de chamas”. Destacou Mesquita.
O QUE É ACEIRO
Aceiro é aquele espaço desbastado de vegetação que se abre em torno das propriedades rurais para impedir a propagação do fogo realizado durante as operações de prevenção ou combate a incêndio nas propriedades rurais, utilizando ferramentas, como os tratores, isolando a vegetação para que não haja a passagem do fogo. O aceiro também pode ser feito para a chamada queima controlada, que é autorizada por lei, a depender da época, podendo também estar proibida durante a estiagem, o que é muito comum.