17/05/2021 às 09h46min - Atualizada em 17/05/2021 às 09h46min

Secretaria Municipal de Saúde realizará castração de Cães e Gatos para famílias de baixa renda de Cerejeiras

Gazeta Rondônia
Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Secretaria Municipal de Saúde de Cerejeiras (RO) – SEMSAU realizará campanha de Castração de Cães e Gatos para as famílias de baixa renda do município que recebam qualquer tipo de auxílio social.
 
As pessoas interessadas e que se enquadrem no perfil de baixa renda, devem procurar o médico veterinário Jonatha Carvalho na SEMSAU localizada na sede da prefeitura na Avenida das Nações nº. 1919, área central da cidade, das 07 ás 13h, munidos de RG, CPF, comprovante de endereço e algum documento que comprove o recebimento de algum auxílio social, como o bolsa família por exemplo.


Serão atendidos até três (3) animais por residência, podendo ser gato ou cachorro, após o processo de triagem necessário o médico veterinário emitirá uma requisição e a indicação do local para realização do procedimento de castração animal.


 
Benefícios da castração de cães e gatos

A castração é realizada com o animal em jejum, sob efeito de anestésico, o que torna o procedimento indolor. O veterinário, então, retira os órgãos reprodutivos (útero, ovários e tubas uterinas – em fêmeas; e testículos – em machos).

Ainda é comum existir a dúvida sobre o melhor momento para realizar a esterilização. O mais recomendável é castrar antes do primeiro cio para, assim, evitar problemas futuros. O que não significa que, caso esse cio já tenha acontecido, não exista mais vantagem em castrar.

A cirurgia pode ser feita a partir de 90 dias de idade nos cães e 60 dias nos gatos (previsto em lei).  A castração, no entanto, nem sempre é indicada para animais com idade mais avançada. Neste caso, é recomendável passar o animalzinho por uma avaliação clínica.
 
  • Prevenção de inúmeras doenças
 
A castração prematura diminui consideravelmente o risco de a cadela desenvolver tumores de mama, previne doenças sexualmente transmissíveis e doenças reprodutivas, como cistos ovarianos (em fêmeas), hiperplasia prostática (aumento da próstata em machos), além de excluir completamente a possibilidade de piometra (infecção no útero em fêmeas).

Tumores perianais, estimulados pela testosterona, também são raros em cães castrados entre 7 e 8 meses de idade.
 
  • Evita a procriação e crias indesejadas
 
Não é exagero falar que, ao castrar um animal, você está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, você está impedindo que outros nasçam e acabem abandonados. Para ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais, castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua.
 
  • Melhora no comportamento
 
Além evitar novas crias e prevenir doenças, a esterilização ainda afasta alguns comportamentos indesejados pelos tutores. Aquele instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, por exemplo, tende a desaparecer. E quanto antes a castração acontecer, maiores as chances.

Outro benefício da castração é que ela acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio.
 
  • Evita gravidez psicológica
 
É comum cadelas e gatas sofrerem de gravidez psicológica, algumas chegam até a produzir leite sem estarem prenhes. O problema, que também é resolvido com a castração, acontece por conta de todo o processo hormonal e pode causar a petrificação do leite e inflamação das mamas.
 
  • Diminui o risco de fugas
 
Cachorros e gatos castrados não têm interesse em sair de casa para buscar cadelas e gatas no cio. Dessa forma, os riscos de morrerem atropelados, envenenados ou simplesmente desaparecerem diminuem muito.
 
  •  Previne brigas
 
Com a redução da produção de hormônios sexuais, os animais se tornam menos agitados e agressivos, o que ajuda muito a evitar brigas entre machos que vivem na mesma casa.
 
  • Evita propagação de doenças graves
 
Cães portadores de características prejudiciais ou doenças hereditárias, como hérnias em geral e luxação de patela, devem ser castrados para evitar a propagação do problema para outras gerações.
 
  • Aumenta a expectativa de vida
 
A castração, principalmente, se for feita no animal ainda filhote, aumenta consideravelmente a expectativa de vida dele.
 
SEJA O REPÓRTER
 
Colabore enviando pautas e sugestões ao portal eletrônico Gazeta Rondônia por meio do canal aberto de WhatsApp envie notícias, fotos, áudios, vídeos, sugestões, correções ou flagrantes e não se esqueça de solicitar anonimato ou não.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos deverão ser feitos com o celular na posição horizontal. Textos e denúncias anônimas também podem ser enviadas a redação do Gazeta Rondônia pelo e-mail: [email protected]

Acompanhe nossa página no Facebook e fique bem informado (a) com as principais notícias de Rondônia, Brasil e Mundo.

Quer receber no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do Grupo de Whatsapp do portal Gazeta Rondônia, sem debates ou comentários.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »