18/05/2021 às 20h31min - Atualizada em 18/05/2021 às 20h31min

VILHENA: Obras do aeroporto são finalizadas e voos serão restabelecidos no mês junho

Gazeta Rondônia
SEMCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Prefeitura de Vilhena tem acompanhado a resolução das obras do aeroporto Brigadeiro Camarão, para o restabelecimento dos voos e o aumento das operações. Durante todo o processo a Prefeitura atuou junto a execução das melhorias, através da articulação da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – Semtic com o Governo do Estado e a iniciativa privada. Município voltará a receber voos já no próximo mês.  
 
Um dos antigos problemas, que era a falta de sinalização da pista de pouso e decolagem, já foi solucionado. Em sua reabertura Vilhena estará apta para receber voos noturnos e ter o aumento da rota. Já as obras da cerca patrimonial de 7.063 metros, foi realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem – DER, e está prestes a ser concluída. O DER também foi o responsável pela instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), chamado no Brasil de “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” nas cabeceiras das pistas.

 
O prefeito Eduardo Japonês destaca a importância do aeroporto para o desenvolvimento do município. “Aqui sempre é um ponto de idas e vindas e novas oportunidades, porém foram estabelecidos termos para os voos voltarem. Foi um trabalho árduo, que foi feito mesmo nos períodos chuvosos, e em breve tudo será resolvido. A cerca traz segurança para as operações aeroportuárias e evita a entrada de animais na pista que possam causar acidentes em pousos ou decolagens.”, destaca o prefeito Eduardo.
 
Adilson de Oliveira, secretário da Semtic, lembra que o funcionamento do aeroporto em períodos noturnos, pode salvar vidas. “Em visita ao aeroporto, o ex-secretário Marcondes Cerrutti me inteirou sobre o que já vinha sendo realizado. O gestor aeroportuário, Leandro Nascimento, nos acompanhou e apresentou as melhorias que são bem visíveis, com a cerca já em fase final. Fiquei impressionado com a qualidade da iluminação da pista, que agora nos proporcionará voos noturnos e em condições de menor visibilidade. E é extremamente importante salientar que esse balizamento noturno é fundamental no salvamento de vidas, pois muitas vezes temos pacientes em estado grave que precisam se deslocar para fora da cidade de forma urgente e sem essa iluminação da pista ficava inviável”, aponta o secretário Adilson Oliveira.
 
Marcondes Cerutti, antigo secretário da Semtic, lembra das ações da Prefeitura e dos apoios para o restabelecimento dos voos. “Não posso deixar de parabenizar ao Sicoob, representado pelo Ivan Capra e pelo Vilmar Saúgo que custearam o projeto de balizamento noturno, sem essa participação do setor empresarial, seria muito mais difícil chegar até aqui. Também a dedicação do prefeito Eduardo Japonês, que desde que assumiu, tem buscado melhorias ao aeroporto. Vilhena é o Portal da Amazônia, com a ampliação da rota de voos, aumenta o turismo e fomenta o comércio local”, conclui Marcondes.
 
Com a finalização das obras, Vilhena deverá ser a primeira cidade do interior do Estado a ter os voos da Azul restabelecidos. A partir do dia 7 de junho, o trajeto entre Vilhena e Cuiabá voltará a ser realizado. De acordo com a empresa Azul, um novo tipo de aeronave fará o trajeto, o E-195 irá substituir o ART 72-600. A empresa reitera que novo modelo proporcionará mais assentos e uma diminuição do tempo de viagem. Neste primeiro momento, as operações aéreas irão ocorrer quatro vezes por semana, segunda, quarta, quinta e sexta-feira. Já no mês de julho, as operações serão diárias.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »