Um homem de 36 anos foi morto com pelo menos um tiro durante uma briga em uma carreata política na cidade de Brejinho de Nazaré, região central do estado do Tocantins. O suspeito do crime foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Civil.
A vítima é Fábio Lopes de Queiroz Castro. Ele foi atingido no tórax e socorrido por pessoas que estavam no local. Após passar pela unidade de saúde municipal, Fábio foi transferido para o hospital de Porto Nacional, onde acabou morrendo.
O caso aconteceu por volta das 19h de sábado (28), na Praça Central, quando passava uma carreata promovida pelo candidato Dr. Murilo (União). Conforme a Polícia Militar (PM), houve um desentendimento entre dois grupos que apoiavam candidatos diferentes.
Os candidatos que disputam a prefeitura de Brejinho de Nazaré são Dr. Murilo (União) e Marquim Nobre (PP), de quem Fábio era apoiador. Nas redes sociais, os dois lamentaram o ocorrido.
Em nota, o candidato Dr. Murilo afirmou que o crime não teve relação com a carreata. “Queremos esclarecer que o caso está sendo devidamente apurado pelas autoridades policiais e que, até o momento, não há qualquer comprovação de envolvimento político ou de militantes de nossa campanha nesse trágico acontecimento”, afirma.
O candidato Marquim Nobre também escreveu nota. “Diante desse incidente, gostaríamos de expressar nossa indignação e lamento pela violência que mancha o processo democrático. Política não se faz com violência”, finaliza.
O corpo de Fábio Lopes foi levado para o Núcleo de Medicina Legal de Porto Nacional, passou necropsia e foi liberado aos familiares. Ele está sendo velado em uma funerária de Brejinho de Nazaré. O sepultamento está previsto para a tarde deste domingo (29).
Investigação
O suspeito do crime tem 35 anos e atirou de dentro de um carro vermelho, com uma pistola registrada em seu nome, segundo a PM.
A Polícia Militar pediu apoio da Força Tática (FT) e viaturas de Monte do Carmo. Foram feitas buscas em possíveis endereços ligados ao suspeito, mas ele não foi encontrado. O carro usado no crime foi localizado abandonado às margens da TO-070, saída para Porto Nacional. No assoalho do veículo a perícia recolheu uma cápsula de pistola 9mm.
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que o caso foi registrado na 11ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Porto Nacional, mas a investigação será encaminhada para a 74ª Delegacia de Polícia de Brejinho de Nazaré que dará continuidade ao inquérito.
Leia abaixo as notas dos candidatos à prefeitura de Brejinho de Nazaré sobre o caso:
Dr. Murilo (União Brasil)
Nota de esclarecimento e Solidariedade
Na noite deste sábado, 28, durante nossa carreata em Brejinho de Nazaré, lamentavelmente, um grave incidente resultou na morte de um participante. Expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos da vítima, e nos solidarizamos profundamente com todos os afetados por essa tragédia.
Queremos esclarecer que o caso está sendo devidamente apurado pelas autoridades policiais e que, até o momento, não há qualquer comprovação de envolvimento político ou de militantes de nossa campanha nesse trágico acontecimento. É fundamental que se aguarde a conclusão das investigações para que todos os fatos sejam esclarecidos com transparência e justiça.
Nossa campanha sempre se pautou pela paz, respeito e o diálogo, e continuamos firmemente comprometidos com esses valores. Repudiamos qualquer forma de violência e seguimos defendendo uma campanha limpa, propositiva e voltada para o bem-estar de toda a população de Brejinho de Nazaré.
Confiamos que as autoridades competentes cheguem o mais rápido até o acusado desse crime bárbaro, colocando em risco toda a população presente.
Nos colocamos à disposição para colaborar com o que for necessário. Este momento pede calma e respeito, e reiteramos nosso compromisso de seguir promovendo um ambiente de paz e harmonia em nosso município.
Murilo Morais.
Marquim Nobre (PP)
Nota
A Coligação Brejinho Nossa Terra, Quem Ama Cuida – PP e Republicanos vem, por meio desta, manifestar repúdio pelo ocorrido neste sábado (28), quando um amigo e filho de Brejinho foi atingido por tiros durante uma carreata do candidato a prefeito adversário.
A vítima foi alvejada por um homem durante uma discussão política. Diante desse incidente, gostaríamos de expressar nossa indignação e lamento pela violência que mancha o processo democrático. Política não se faz com violência. Política é o exercício do diálogo, do debate saudável e do companheirismo, sempre buscando o bem comum para nossa cidade.
Prestamos nossa solidariedade à família da vítima neste momento de dor e nos colocamos à disposição para apoiar de todas as formas possíveis. Que episódios como este não se repitam, e que possamos retornar ao verdadeiro sentido da política: servir ao povo com respeito e paz.
Coligação Brejinho Nossa Terra, Quem Ama Cuida PP e Republicanos.