Conforme documento de empenho que o portal eletrônico Fronteira 364 teve acesso, a prefeitura de Ji-Paraná já concedeu em torno de R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais) em diárias para servidores, desde que o prefeito Isau Fonseca foi derrotado nas urnas, no dia 7 de outubro.
Tal feito é um recorde histórico no município de Ji-Paraná e levanta suspeitas sobre o uso irregular desse instituto para o deleite pessoal de pessoas próximas ao chefe do executivo. Ao todo, mais de 30 funcionários já foram beneficiados.
Nos bastidores, políticos afirmam que a intenção do chefe do executivo é esvaziar os cofres públicos do município.
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, em 2022, já havia investigado as diárias que a prefeitura vinha concedendo aos funcionários, no bojo do processo 02851/2022, no qual os auditores constataram graves irregularidades.
Apesar dos processos e decisões da Corte de Contas, o prefeito não tem demonstrado agir em conformidade com a lei, tendo a prefeitura, em menos de 10 dias, concedido quase R$200.000,00 (duzentos mil reais) em diárias.
Conforme demonstrado em uma matéria recente do site, um dos beneficiados é o irmão do prefeito, Adriel Fonseca.
O irmão do prefeito viajou para Fortaleza (CE), juntamente com sua namorada, Marciele dos Santos Feitosa, e com sua dupla sertaneja, Renato de Moura Sutile.
Duas coisas chamaram atenção: Marciele foi nomeada no último dia 7 de outubro. Aparentemente, entrou apenas para receber diárias e poder viajar com o namorado.
Outro detalhe que chama atenção é o motivo da viajem dos três servidores: de acordo com o portal transparência, a viajem seria para “busca de conhecimento para as datas comemorativas de fim de ano”.
Ao todo, o irmão do prefeito, sua namorada e sua dupla sertaneja ficarão 11 dias na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará, tudo bancado pelo município, incluindo passagens aéreas. Fortaleza é conhecida por suas praias paradisíacas, como a Praia de Iracema, Meireles, Mucuripe e a Praia do Futuro.