O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 79 anos neste domingo, 27. Apesar de ter sido registrado no dia 6 de outubro, o petista comemora a data no dia 27 do mesmo mês, quando de fato nasceu. Com isso, ele passa a ser o presidente mais velho da história do Brasil, superando Michel Temer (MDB), que deixou o cargo com 78 anos.
Em 2022, ele alcançou outro recorde: foi a pessoa mais velha a tomar posse da presidência do Brasil, quando tinha 77 anos. Em 2026, ao fim de seu mandato, Lula terá 81 anos.
Em comemoração à data, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, se juntou a ministros em uma homenagem em vídeo a Lula.
"Hoje, o filho da Dona Lindu completa mais um ano de vida com muita saúde e dedicação ao país. Das lutas dos trabalhadores à voz de uma nação. O Brasil celebra com você, presidente. Feliz aniversário, Lula!", diz a legenda da postagem.
O vídeo começa e termina com mensagens de Janja, que diz que pode "acompanhar de perto o amor que Lula carrega pelo Brasil". Ao fim, a esposa do presidente celebra que o "filho de Dona Lindu é líder de uma nação".
Ao longo do vídeo, os ministros aparecem em sequências curtas, cada um dizendo uma parte de um texto escrito em homenagem a Lula. Geraldo Alckmin diz que Lula é um "brasileiro que não desiste nunca". Depois, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirma "que a bandeira do Brasil é de todas e de todos".
Lula passou o seu aniversário no Palácio do Alvorada, onde se recupera de um acidente doméstico que sofreu há uma semana.
E, também neste domingo, aconteceu o segundo turno das eleições municipais.