13/12/2024 às 00h35min - Atualizada em 13/12/2024 às 00h35min

PORTO VELHO: Alunas do IFRO ficam entre as cinco colocadas na etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Gazeta Rondônia

As estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, ficaram entre as cinco colocadas na etapa nacional do Desafio Liga Jovem do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é realizado anualmente por meio do Instituto Ideias de Futuro, e consiste numa competição de empreendedorismo tecnológico.
 
As alunas disputaram na modalidade de Educação Profissional (Técnico) com o projeto denominado ‘Audiotrap’, um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência auditiva a localizar-se por meio de geolocalização, que capta sinais de perigo e transmite por meio de ondas sonoras. O aplicativo busca promover segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, mas também poderá ser utilizado por pessoas neurodivergentes, com autismo ou transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

 
De acordo com a Professora Virgínia da Silva Santos Amara, que orientou a equipe formada pelas alunas Beatriz Souza da Rocha, Maria Luísa Lôbo Gutierrez, Giovana Evangelista Barros de Freitas e Angélica Chavier Bechara, foram etapas edificantes, uma vez que a “equipe se classificou nas etapas estadual, regional e nacional, em que foram uma das cinco colocadas na categoria Inspira de Educação Profissional, para realizar a apresentação em São Paulo e representar toda a Região Norte”, destacou.
 
Ela disse que a etapa final em São Paulo foi uma experiência incrível e desafiadora durante toda a jornada do Desafio Liga Jovem.
 
Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

 
“Tivemos a honra de participar de visitas técnicas e palestras que contribuíram imensamente para o nosso desenvolvimento profissional e acadêmico, contando também com a nossa apresentação do projeto AudioTrap, além das experiências incríveis que iremos levar para a vida!”.
 
Na etapa estadual, as alunas foram premiadas com um vale de R$ 500 e outros presentes. Já na etapa regional, conquistaram a viagem para São Paulo com todas as despesas pagas, além de ganharem um celular de última geração e diversos brindes recebidos durante a estadia na cidade.
 
Falando em nome das colegas, Angélica Chavier Bechara disse que “depois desses momentos incríveis participando do Desafio Liga Jovem e superando tantas etapas, nós só temos a agradecer pelas oportunidades extraordinárias que contribuem tanto para a evolução do projeto e da equipe. É com grande orgulho que chegamos na etapa nacional para destacar o protagonismo feminino e representar a nossa Região Norte. Foi ótimo proporcionar uma maior visibilidade para o nosso projeto e alcançar novos ares!”.
 
Aposta no futuro
 
Para a continuidade do projeto, a Professora Virgínia Amara esclarece que vão programar uma visita “à associação de surdos de Porto Velho para ter um contato mais próximo com nosso público-alvo, e dar início ao desenvolvimento do aplicativo para que possa ser disponibilizado ao público, contribuindo para um mundo mais inclusivo e seguro na rotina diária das pessoas. Além disso, continuaremos com a participação em programas e eventos que promovem a inclusão, a acessibilidade e a nossa solução”, finaliza.
 
Fonte: Portal IFRO.
 


Notícias Relacionadas »
Comentários »