A Prefeitura de Porto Velho decretou situação de emergência de nível dois por conta das cheias que atingem o município. A medida foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (9) e tem validade de 180 dias. Em menos de 6 meses, o rio Madeira saiu do menor nível da história e atingiu a cota de alerta de cheia.
O decreto permite que a Defesa Civil ações de emergência, como a entrada forçada em imóveis em risco, o uso de propriedades particulares em casos de perigo público e a convocação de voluntários.
Além disso, o documento autoriza a dispensa de licitação para a contratação de serviços e obras que sejam destinados ao atendimento da situação de emergência. A prefeitura destacou que o objetivo é agilizar o apoio às comunidades afetadas e garantir a segurança da população diante do avanço das águas.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Até o momento, mais de 10 mil pessoas já foram diretamente afetadas pela cheia em comunidades da zona rural do município. A Defesa Civil segue monitorando as áreas de risco e prestando assistência às famílias desalojadas ou em situação de vulnerabilidade. A prefeitura também reforçou o pedido para que moradores de regiões alagadas procurem os abrigos disponibilizados pelo município.
Entenda o cenário
A mudança brusca de cenário é resultado do Inverno Amazônico, quando as chuvas se intensificam em toda a região Norte.
Mas o que é o Inverno Amazônico?
É mais ou menos quando começa o verão no Hemisfério Sul, no final do ano, que as chuvas ganham força na região Norte - e duram até maio. O fenômeno é causado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa de nuvens que se forma na região equatorial do planeta a partir dos ventos alísios, que sopram dos hemisférios Norte e Sul. Quanto mais intenso for esse sistema meteorológico, maior é o volume de chuva.
Fonte: G1.