15/06/2021 às 21h31min - Atualizada em 15/06/2021 às 21h31min

IFRO em parceria com SEJUS, oferta cursos para 600 reeducandos do sistema prisional de Rondônia

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Servidoras do IFRO campus Colorado do Oeste em visita a Unidade Prisional de Cerejeiras (Crédito de imagem: Divulgação)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus Colorado do Oeste em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça – SEJUS, está ofertando, para os reeducandos das Unidades Prisionais de todo o estado de Rondônia, os cursos de Formação Inicial e Continuada de Auxiliar em Agropecuária e de Recepcionista em serviços de saúde. Ao todo, mais de 580 alunos já estão matriculados

O curso de Auxiliar em Agropecuária tem duração de 200 horas, dividido em 10 disciplinas, já o curso de Recepcionista em Serviços de Saúde tem duração de 240 horas, em 12 disciplinas. Mensalmente, a SEJUS envia às unidades prisionais as apostilas de duas disciplinas já impressas, que são disponibilizadas aos reeducandos.

 
As provas são aplicadas ao final de cada duas disciplinas e corrigidas pelos docentes do IFRO. A unidade prisional pode ainda disponibilizar aulas gravadas para os alunos fornecidas pelo IFRO.

Para participar, o reeducando precisa ter ensino fundamental incompleto e atender os critérios da própria unidade em que está inserido. Ao final do curso, os aprovados receberão certificados emitidos pelo IFRO.

O professor Willian Mota, Chefe de Departamento de Extensão do IFRO – campus Colorado do Oeste afirmou que o principal objetivo do curso é oportunizar aos reenducandos a possibilidade de reinserção no mercado de trabalho, após o cumprimento da pena.
“Nosso objetivo é levar o IFRO à comunidade, qualificando mão-de-obra para o mercado de trabalho”, pontuou Mota
 
O policial penal Edilson Figueiredo vê de grande valia a oferta do Curso do IFRO para reeducandos nesta parceria com a Sejus. Segundo ele, investir em capacitação é fundamental para oportunizar à pessoa privativa de liberdade novas possibilidades fora do crime.
“O que parece simples para uma pessoa comum é recebido por eles como a única chance de mudar de vida. Com isso, todos ganham! Reeducandos e sociedade com a diminuição da reincidência e criminalidade”. Pontuou Figueiredo.

Segundo o gerente de Reinserção social, Fábio Recalde, a SEJUS, através da Gerência de Reinserção luta diariamente para tentar promover cada vez mais cursos e dar oportunidades para os reeducandos do sistema prisional do estado, os cursos ofertados pela SEJUS e demais parceiros, sobretudo aqueles voltados à profissionalização, são formas de tratamento penal que permitem ao sentenciado a chance de se reposicionar socialmente a partir da qualificação profissional.
"Esses cursos, de forma apostilada, são novas modalidades que tivemos que implantar para dar continuidade à capacitação dos reeducandos nesse momento de pandemia, e assim garantir a oportunidade de retornarem ao mercado de trabalho, podendo assim ter uma melhor condição de enfrentamento das dificuldades fora das grades, entre as diversas áreas profissionais, a agropecuária está em alta no país. É a junção de duas atividades: agricultura (cultivo de plantas), e pecuária (criação de animais), e este foi um dos motivos da escolha do curso”, destacou Recalde.

Segundo a coordenadora Iza Celeste Severino Belo, Chefe de Nucleo de Capacitação, com a pandemia, foi impossibilitada a oferta de cursos presenciais e é fundamental que os reeducandos tenham a oportunidade de manterem-se atualizados para a reinserção no mercado de trabalho. A  escolha do curso técnico em agropecuária deve-se ao fato de Rondônia ser um majoritariamente rural. Com o sucesso da oferta dos cursos nas unidades prisionais de Colorado do Oeste e Vilhena, onde o curso já está em fase de conclusão, foi possivel estender a oferta para todo o estado, acrescentando ainda o curso de Recepcionista de serviços de saúde, voltado para outro nicho de mercado crescente. 
Estamos felizes em poder ofertar os cursos em parceria com o IFRO, e propiciar aos reeducandos a oportunidade de capacitar-se, pois sabemos que o conhecimento abre novos caminhos.
A coordenadora de cursos de formação inicial e continuada, Damaris Suelen Nascimento e a coordenadora de integração, escola, empresa e comunidade, Márcia Cristina Tesser, estiveram visitando a unidade prisional do município de Cerejeiras, uma das unidades onde os cursos serão ofertados.
 
“Devido à grande aceitabilidade do Projeto, o IFRO– campus Colorado do Oeste e a SEJUS estão em conversação para viabilizar ofertas de novos cursos no sistema apostilado, para atender as demandas dos reeducandos do estado de Rondônia.” Afirmou Damaris.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »