A prefeitura municipal de Ji-Paraná (RO) fez um alerta a comunidade estudantil sobre cuidados em razão do aumento de casos de doenças respiratórias nesse período do ano.
Comunicado Urgente aos Pais, Responsáveis e Estudantes
Diante do alarmante aumento dos casos de doenças respiratórias e da superlotação no Hospital Municipal de Ji-Paraná, é imperativo reforçarmos nosso compromisso coletivo com a saúde e a responsabilidade social.
Pais, atenção: não mandem seus filhos gripados para a escola! A escola não é lugar de propagação de vírus. É um espaço de aprendizado, convivência e proteção — e essa proteção começa em casa. Se seu filho apresentar qualquer sintoma gripal — tosse, coriza, febre, dor de garganta —, procure imediatamente a UBS do seu bairro. Sintomas ignorados hoje se tornam leitos ocupados amanhã.
O uso de máscaras é uma medida simples e eficaz. Recomendamos fortemente que todas as crianças, especialmente as que convivem com idosos ou pessoas imunocomprometidas, utilizem máscaras em ambientes fechados e de aglomeração, como a escola.
A prevenção é o único caminho quando os recursos de saúde se esgotam. Hoje, temos:
Ocupação total dos equipamentos de ventilação no Pronto Socorro.
Leitos de observação e monitoramento saturados.
Setores pediátricos superlotados.
Não é alarme. É realidade.
Contamos com o bom senso, a empatia e a responsabilidade de cada família. Cada atitude conta. Cada máscara protege. Cada ausência gripal na escola é um gesto de amor à vida. Neste momento, prevenir é cuidar. E cuidar é resistir.
No dia 16 de abril a direção geral do hospital municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, em coletiva de imprensa, fez um importante alerta à população sobre a superlotação que vem ocorrendo na unidade devido ao aumento expressivo de casos de doenças sazonais, especialmente viroses gripais e gastrointestinais, que superaram as previsões de atendimento para este período.
Veja na integra o alerta clicando no Link.
Fonte: Gazeta Rondônia.