O cabo da PM Júlio César da Silva Costa, de 43 anos, estava dentro de uma viatura quando foi baleado na testa durante um patrulhamento na Comunidade da Vila Esperança, em Cubatão (SP).
A vítima foi levada ao pronto-socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As informações constam no boletim de ocorrência, obtido pelo G1 neste domingo (25).
O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que o policiamento foi reforçado para capturar o responsável pelos disparos. Um suspeito foi preso em Cesário Lange, interior de São Paulo.
De acordo com o BO, uma equipe realizava um patrulhamento quando avistou um suspeito, que vestia roupas pretas e carregava uma mochila nas costas. Ao perceber a aproximação dos agentes no Beco do Manjuba, localizado na Vila Esperança, o homem teria disparado aproximadamente cinco vezes contra a viatura enquanto fugia.
Conforme relatado no documento policial, os disparos atingiram o para-brisa e o capô da viatura, além da testa do cabo, que estava sentado no banco dianteiro do passageiro.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
O registro policial indica que imediatamente o motorista manobrou e seguiu para o Pronto-Socorro Central de Cubatão, onde a morte de Júlio foi constatada. À Polícia Civil, os agentes garantiram que não revidaram os disparos porque providenciaram socorro imediato ao colega baleado.
Segundo o BO, a perícia encontrou cinco munições de arma de fogo no local do crime, além de um par de chinelos e um boné. De acordo com o documento, um celular caiu durante a fuga do responsável pelos disparos e foi deixado na delegacia bloqueado com senha. Não há informações sobre quem teria entregue o aparelho aos agentes. As investigações continuam.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a viatura, que também foi atingida por disparos, foi encaminhada ao Distrito Policial (DP) Sede para perícia.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) lamentou a morte do PM e informou que o caso foi registrado como homicídio na Delegacia de Cubatão. Diligências estão em andamento por ambas as polícias (Civil e Militar) para localizar e prender o autor do crime.
Também por meio de nota, o 21° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) comunicou a morte do cabo, lotado na 4ª Cia da unidade. "Neste momento de dor e tristeza, rogamos a Deus para que possa consolar familiares e amigos que sentem tamanha perda", afirmou a corporação.
Fonte: G1.