O presidente americano Donald Trump anunciou ontem que Israel aceitou os termos para um acordo de cessar-fogo em Gaza por 60 dias. De acordo com uma postagem de Trump em sua rede social, a Truth Social, Catar e Egito levarão a proposta final ao Hamas. O presidente americano disse esperar que o grupo terrorista aceite o acordo, caminho, segundo ele, para o fim da guerra no enclave palestino.
O acordo desenhado por Trump prevê que, ao fim dos 60 dias de cessar-fogo, o Hamas aceite devolver a Israel 10 reféns que ainda estão vivos e os corpos de outros 15 israelenses que morreram durante a guerra no território palestino.
O economista Marcos Lisboa e o jornalista Pedro Doria num papo sobre a origem dos conflitos entre Israel e Palestina. Lisboa é ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Veja neste vídeo de 2 de julho de 2025 uma leitura desapaixonada sobre o atual momento da geopolítica do Oriente Médio.
O Senado dos EUA aprovou nesta terça-feira, por 51 votos a 50, o pacote fiscal apelidado de “Big, Beautiful Bill”, uma das principais propostas econômicas do presidente Donald Trump. O projeto agora segue para a Câmara, onde os republicanos têm maioria apertada (220 a 212), mas ainda pode enfrentar resistência interna, como ocorreu na votação no Senado, quando três senadores republicanos se juntaram aos democratas na tentativa de barrar o megapacote fiscal. A proposta prevê a prorrogação dos cortes de impostos adotados no primeiro mandato de Trump, cortes em programas sociais e aumento de gastos com defesa e segurança de fronteira. Segundo o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO), a versão atual do projeto pode elevar o déficit dos EUA em US$ 3,3 trilhões nos próximos dez anos.
ELON MUSK: E Trump voltou a ameaçar o bilionário Elon Musk após o empresário intensificar sua campanha contra o pacote fiscal. O presidente sugeriu que o governo pode cortar todos os subsídios às empresas de Musk. “Elon recebeu mais subsídios que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios Elon provavelmente terá que fechar seus negócios e voltar para casa, na África do Sul”, escreveu Trump em sua rede social.
Fonte: News do Meio.