31/12/2020 às 12h59min - Atualizada em 31/12/2020 às 12h59min

Variante do coronavírus é detectada pela 1ª vez no Brasil

Gazeta Rondônia

Pesquisadores do laboratório Dasa afirmaram nesta quinta-feira (31) que identificaram a nova variante do coronavírus em dois pacientes em São Paulo. Trata-se da cepa B.1.1.7 do SARS-CoV-2, a mesma detectada no Reino Unido.  A descoberta foi encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária, segundo o laboratório.

Foram analisadas 400 amostras de testes RT-PCR e duas apresentaram a linhagem B.1.1.7. De acordo com o laboratório, a confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP). 

No Reino Unido, já há mais de 3 mil casos registrados da nova variante, o que representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A mutação aumenta a transmissibilidade do vírus, mas não agrava a infecção, segundo análise do ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças) divulgada na terça-feira (29). (R7)


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

36.6%
4.8%
7.3%
8.3%
43.0%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp