Governador Marcos Rocha exonera Luciano Brandão da presidência da Emater nesta sexta-feira, 11

Gazeta Rondônia
11/07/2025 18h32 - Atualizado há 8 horas

Na tarde desta sexta-feira-feira (11), em edição do Diário Oficial do Estado, o médico veterinário Luciano Brandão perdeu o cargo de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão de Rondônia (Emater). O decreto foi assinado pelo governador Marcos Rocha (União Brasil).

Ainda na quarta-feira (08), Luciano anunciou a pré-candidatura a deputado estadual pelo mesmo partido de Rocha. Em mensagens enviadas em grupos de WhatsApp, Brandão insistiu que estava livre de condenações pela Justiça Eleitoral, onde exibiu uma certidão eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) desatualizada.

Luciano não explicou que ainda há os chamados “embargos declaratórios” (que é um trâmite burocrático, já que não há chance de a condenação ser mudada nesta fase), que ainda podem ser analisados no TSE. Só a partir daí, o acórdão é publicado e a certidão vai constar que ele já tem condenação em vigor.

Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp

Outro fato novo que surgiu junto com o anúncio da sua candidatura foi o pedido do Ministério Público de Rondônia para afastar o então presidente da Emater de imediato. Segundo informações repassadas, foi instaurado o procedimento nº 2025000101241312 e juntado ao feito nº 2025000101237072, em trâmite na 8ª Promotoria de Justiça.

Agora, depois de enviar notas de esclarecimento tentando desqualificar as notícias publicadas pela imprensa, Luciano Brandão agora terá bastante tempo para planejar sua campanha e explicar os diversos processos judiciais que ainda está envolvido, seja na Justiça Eleitoral e do Trabalho, incluindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Com a exoneração oficializada, resta a Luciano lidar com a repercussão negativa e reorganizar sua estratégia política, enquanto os processos seguem em andamento e a sociedade acompanha de perto os desdobramentos.

Fonte: Radar Rondônia.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »