O Parque de Exposições “Toninho Campo Grande”, que foi construído com doações de empresários e produtores rurais através da Associação dos Criadores de Cerejeiras e, posteriormente, com dinheiro público, está parado e fechado há muitos anos.
A última exposição realizada nele foi em 2013, depois dessa data, chegou a ter um rodeio organizado no local por empresários de fora, alguns shows, mas, um evento muito longe do glamour da tradicional Expocer que reunia multidões e movimentava o comércio de Cerejeiras e outros municípios do conesul de Rondônia.
Em decisão judicial definitiva tomada em 2024 pelo Tribunal de Justiça de Rondônia no processo 700.2012.39.2020.822.0013, foi totalmente confirmada por unanimidade a sentença dada pela juíza da Vara Cível de Cerejeiras Dra. Ligiane Bender, que determinou a pronta devolução de toda a área e estrutura do parque de exposições para o município de Cerejeiras, rejeitando ainda o pedido que havia de alguns membros da associação de criadores que queriam indenização, por verificar que as benfeitorias foram realizadas por particulares, pelo município e por emendas parlamentares federais e estaduais, sendo a maioria proveniente de recursos públicos.
Atualmente o Parque de Exposições está sendo totalmente restaurado, por meio Termo de Autorização de Uso (VEJA AQUI O TERMO NA ÍNTEGRA) firmado entre a Prefeitura de Cerejeiras, que contou o aval da câmara de vereadores e a Associação Agropecuária de Cerejeiras – AGROCER, fundada em 2017, e que hoje conta com 52 associados e tem sua sede na linha B, sendo representada pelo seu presidente Bruno Nakamura (VEJA A ATA DE ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA AGROCER).
A AGROCER entrou com um ofício junto ao município pedindo a cedência de uso para a realização da Cavalgada e do IV Agrorodeio, tendo como contra partida a revitalização do parque de exposições, por meio de parcerias públicas e privadas pois, uma vez que a Associação esta cadastrada no Sistema Integrado de Parcerias, Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos através do Terceiro Setor – SISPAR (VEJA O CERTIFICADO) e pode receber recursos públicos e privados.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
VEJA TAMBÉM:
O Parque de Exposições “Toninho Campo Grande” é um patrimônio do município de Cerejeiras e não pode continuar na inatividade, a ideia dos gestores municipais é levar para o local todos os eventos como o Aniversário da Cidade, Réveillon, Shows Musicais, Leilões Beneficentes, Bailes, Rodeios, Feiras, Exposições e Rodada de Negócios, tornando o parque uma referência e justificando a sua existência.
Para o êxito do Termo de Autorização de Uso, a AGROCER providenciou todas as documentações necessárias, inclusive a Certificação do Corpo de Bombeiros (VEJA AQUI) que vistoriou o espaço e atestou que o mesmo está apto para a realização de eventos com grande público. Transformadores, cabos e toda a rede elétrica foram substituídas, portões e fachada foram trocados, muros e barracões foram pintados, poço artesiano furado e rede hidráulica reconstruída para que o espaço esteja preparado para voltar às atividades. A recuperação do parque somente foi possível com a parceria da prefeitura e suas secretarias que não mediram esforços na realização dos serviços.
CALENDÁRIO DE PROGRAMAÇÕES
O primeiro evento que será realizado após a restauração do Parque de Exposições “Toninho Campo Grande” será a Cavalgada que antecede o IV Agrorodeio. A Cavalgada sairá no domingo (3) a partir das 10h do Campo do Edson com destino ao parque, onde acontecerá a tradicional queima do alho, atrações musicais e a partir das 14h haverá exposição de Carros Antigos e Relíquias.
No período de 07 a 10 de agosto acontecerá a IV edição do Agrorodeio de Cerejeiras com exposições de empresas do setor do Agronegócio e inúmeras atrações musicais como; Embalo do Forró, Banda Maavah e o show nacional de Léo Nascimento, além do Concurso Leiteiro, Rodeio em Carneiros, Laço na Moto Vaca, Três Tambores Cross e o Tradicional Rodeio em Touros que contará com a participação das principais companhias de Rodeios nacionais e internacionais, Locutores de renome nacional, com premiação superior a R$ 20 mil reais para os peões que se destacarem.
Fonte: Gazeta Rondônia.