Estão abertas 36 vagas para a formação de mulheres no município de Porto Velho (RO). O Edital nº 161/2025 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Proex/IFRO) promove processo seletivo de alunas para o Curso de Formação Inicial (FIC) de Introdução a Interpretação em Língua Brasileira de Sinais para Ouvintes, ofertado por meio do Programa Bolsa Formação Mulheres Mil.
O curso é totalmente gratuito e não possui taxa de inscrição. Destinado a mulheres, preferencialmente as que sejam público-alvo de programas de transferência de renda, as inscrições são on-line, por meio deste formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 31 de julho (quinta-feira).
A oferta do curso de Introdução a Interpretação em Língua Brasileira de Sinais para Ouvintes será no modo presencial, para mulheres acima de 16 anos, no período da noite. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, com carga horária total de 200 horas.
O período do curso é de 11 de agosto a 30 de novembro, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, que fica localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3.146, Setor Industrial. Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem para [email protected] ou para o Whatsapp (69) 99303-5424.
Mais informações estão contidas no Edital nº 161/Reitoria/IFRO, de 24 de julho de 2025, disponível neste link.
Mulheres Mil
O Programa Nacional Mulheres Mil é voltado à educação, à cidadania e ao desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, é parte integrante do Plano Brasil sem Miséria e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Estruturado em torno dos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o projeto nasceu em 2007 e foi desenvolvido em treze projetos pilotos implantados pelos Institutos Federais dos Estados do Norte e Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mão de obra, suas vidas e as das suas famílias e comunidades.
Assessoria.