24/06/2021 às 16h43min - Atualizada em 24/06/2021 às 16h43min

Idosa de 107 anos sobrevive da Covid-19, após ter 90% do pulmão comprometido

Gazeta Rondônia
Victória Bacon

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Yumiko Tanaka comemorou o aniversário de 107 anos em 4 de maio (Crédito de imagem: Reprodução/R7)
Yumiko Tanaka, uma idosa de 107 anos, teve alta após passar 16 dias internada após contrair o coronavírus. Yumiko estava internada num Hospital de São Caetano e chegou a ter 90% do pulmão comprometido.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Caetano, “Yumiko foi internada a princípio por conta de uma pneumonia. Se recuperou, mas o chiado no peito indicava uma crise de bronquite. Precisou tomar antibiótico e, mesmo assim, os sintomas não melhoravam. Sempre acompanhada pela filha, que é médica, e pela neta, perceberam pelo oxímetro que a saturação não estava boa. Procuraram atendimento médico no convênio e, quando foi confirmada a Covid, a família optou em procurar o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin pela referência em atendimento”.

Ana Carolina Tanaka, que é neta de Yumiko, contou que desde que a avó chegou ao Hospital de Campanha, no dia 6 de junho, todo dia a família recebia notícias e participava de videochamadas, mas os médicos começaram a perceber que ela estava muito quieta.
 
“Ela não fala quase nada em português, a comunicação estava muito difícil e ela foi ficando cada vez mais quietinha e sem tentar se comunicar com a equipe. Certo dia, o médico que a examinava percebeu que ela sentia um incômodo no ombro e a levaram para fazer um exame. O ortopedista que a atendeu falava japonês e foi então que a equipe percebeu que ela se animou e trocou algumas frases”, explicou.

“O apoio da família foi fundamental na recuperação de Yumiko. Com as frases que a neta nos enviou e o colega que também ajudou como intérprete, percebíamos que ela ficava mais animada e lutando para melhorar logo”, explicou o diretor do Hospital de Campanha Arthur Felipe Rente. Segundo Arthur, o fato dela ser muito ativa e lúcida ajudou bastante em sua recuperação.

Ontem (23/6) foi o tão esperado dia da alta hospitalar. Yumiko deixou o Hospital de Municipal com aplausos de toda equipe que acompanhou sua luta.



Quem é Yumiko Tanaka?

Yumiko Tanaka nasceu em 4 de maio de 1914, em Okinawa, Japão. Chegou ao Brasil em 1959, teve seis filhos, seis netos e um bisneto. Uma das filhas, com netos e bisneto, mora no Japão.
 
“Ela tem uma saúde de ferro. Se movimenta bem e sempre foi agradecida por tudo que conquistou. E agora, nós que seremos eternamente gratos por todo cuidado que ela recebeu em nossa cidade e pela vacina, que certamente não deixou que seu estado se agravasse”, complementou Ana Carolina.

Além de abusar do chá, uma verdadeira arte apreciada no Japão, onde há inclusive cerimônias para tomar a bebida, Yumiko gosta de Coca-Cola, tempurá, pastel e peixes.

acesse o vídeo no youtube. O momento em que a senhora Yumiko deixa o hospital:


 
Fonte: Victória Bacon - Jornalista

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »