Uma declaração com conotação racista feita por um dos principais líderes da Assembleia de Deus no Pará provocou forte repercussão nas redes sociais e em círculos religiosos e políticos neste início de semana.
O pastor Océlio Nauar, que preside a igreja em Tucuruí (sudeste do estado) e também comanda a Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas de Deus no Estado do Pará - COMIEADEPA, foi filmado durante um evento religioso em Itaituba, no oeste paraense, fazendo comentários sobre mulheres com um discurso considerado ofensivo e discriminatório.
No vídeo, gravado durante um congresso feminino da Assembleia de Deus realizado no último fim de semana, Nauar afirma:
“Casar com morenas é mais barato do que com brancas, que são muito mais caras”.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Apesar da fala inicial, o pastor tentou amenizar o comentário logo depois, acrescentando:
“Mas o amor é cego”.
Ainda assim, a repercussão foi imediata. Internautas, movimentos sociais e membros da própria igreja criticaram duramente a postura do líder religioso, acusando-o de reproduzir estereótipos racistas e sexistas em um espaço que deveria promover respeito e igualdade entre os fiéis.
Além do cargo eclesiástico, Océlio Nauar também é empresário no ramo da educação, ele é proprietário de uma faculdade na região e se prepara para disputar a reeleição à presidência da COMIEADEPA, cuja votação está prevista para ocorrer no final deste ano.
A convenção reúne milhares de pastores e igrejas ligadas à Assembleia de Deus em todo o estado do Pará e possui considerável influência política e social.
Fonte: Revista Fórum.