25/06/2021 às 21h23min - Atualizada em 25/06/2021 às 21h23min

Em Rondônia, SETIC abre vagas para estágio em diferentes setores

Gazeta Rondônia

Oportunidade é a palavra chave que define o objetivo do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em ingressar estagiários na pasta. Com esse mesmo intuito, já estão abertas oito vagas para estágio, distribuídas para quatro setores. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 7 de julho, por maio do link: http://processoseletivo.sistemas.ro.gov.br .

As vagas estão disponíveis para os seguintes setores: quatro vagas para Infraestrutura, uma para o setor de Negócios, duas para Gestão de Pessoas e uma vaga para o setor Administrativo. Um dos pré-requisitos em comum para todas as áreas é estar, pelo menos, no 2º período do curso superior.

PREPARO 

A Setic tem buscado somar com a qualificação de profissionais, ofertando oportunidades e experiência de mercado aos novos talentos que estão em formação. Para se ter uma ideia desse crescimento, atualmente, a superintendência conta com 18 acadêmicos no quadro de estagiários, distribuídos entre diversos setores, como Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura e Serviços, Segurança da Informação, Banco de Dados, Gestão Estratégica e Administrativo.

De acordo com o coordenador de Gestão Estratégica da Setic, David Lucas da Silva Ferreira, atualmente o mercado de trabalho de tecnologia e gestão estratégica está muito competitivo no âmbito das empresas privadas. E ao mesmo tempo que a Setic busca promover a capacitação dos futuros profissionais da área, também promove, conforme a evolução de cada um, a inserção destes no quadro de funcionários.

 

Gráfico mostra comparativo entre os anos 2020 e 2021 sobre a eficiência dos estagiários na Central de Serviços da Setic

“Nosso intuito é preparar esse público para se destacar no mercado de trabalho, além de usar as possibilidades, construindo o profissional que possam atender nossas necessidades. E quando eles estão prontos, a gente inclui no nosso efetivo de funcionários, ou seja, quando sai um para o mercado privado, a gente inclui o estagiário que construímos o perfil dele”, declarou.

Exemplo disso é o próprio coordenador, David Lucas, que ingressou na Setic como estagiário em 2016. Em 2018 foi contratado como analista de Gestão do Conhecimento e depois passou a ser gerente de Portfólio de Projetos. Atualmente, está na posição de coordenador de Gestão Estratégica. Uma história de evolução que rendeu bons frutos.

“Uma grande oportunidade que abracei e cresci. É por isso que a gente sempre trabalha com essa possibilidade. A gente pega o estagiário, constrói o perfil profissional, transforma dentro do que precisamos e, assim que possível, incluímos em nosso quadro para repor muitas vagas que a iniciativa privada acaba levando. Inclusive, a gente exporta conhecimento e bom profissional para outros órgãos, além do mercado de trabalho”.

Outro modelo de crescimento, por meio de oportunidades oferecidas pela Setic é a Central de Atendimento, que é composta por analistas, técnicos e estagiários que trabalham de segunda-feira a sexta-feira, durante o período que se estender a quarentena. O trabalho garante o atendimento e funcionamento dos serviços que auxiliam as Secretarias do Poder Executivo. As atividades executadas pelos estagiários também asseguram o acesso da população por meio de portais de serviços.

Só em 2020, a Central de Atendimento recebeu mais 14 mil chamadas registradas no sistema. Sendo 75% de N1 (baixa complexidade) que corresponde ao atendimento dos estagiários. Mais uma iniciativa por parte do Executivo Estadual em proporcionar oportunidades, por meio de treinamentos de futuros servidores. Fonte SECOM


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

34.7%
5.2%
8.3%
8.3%
43.5%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp