26/06/2021 às 18h48min - Atualizada em 26/06/2021 às 18h48min

Criança em tratamento oncológico realizou o sonho de conhecer o Homem-Aranha

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Com apenas três anos, o pequeno Matheus enfrenta uma batalha contra o câncer. Nesta sexta-feira, 25, ele conheceu seu super-herói preferido no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

Um encontro especial marcou o dia do pequeno Matheus Marques, de apenas três anos, que está em tratamento contra um câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, Pará. 

O paciente mirim realizou o sonho de conhecer o Homem-Aranha, seu super-herói preferido dos filmes e histórias em quadrinhos, nesta sexta-feira, 25. Diante do herói, Matheus sorria e ensaiava gestos de combate, imaginando lutar ao lado do ídolo escalador de paredes. 



A ação integra o projeto Sou Super-Herói, que desde 2016 é desenvolvido pelo Hospital Oncológico Infantil na unidade e conta com a participação de voluntários. Por trás da máscara do herói aracnídeo estava o empresário Fábio Evilázio, que há dez anos atua para levar alegria às crianças em tratamento contra o câncer. 
 

“A mãozinha dele tremeu de emoção. Fico muito feliz em poder desenvolver esta atividade, pois representa o amor ao meu próximo. Não tem nada igual em poder realizar o sonho de uma criança e ver o sorriso estampado no rostinho dela”, disse Fábio.


Todas as medidas de segurança, e de acordo com os protocolos preventivos contra a Covid-19, foram tomadas pelo hospital para a ação. 

Matheus foi internado na unidade no dia 10 de maio, após a descoberta de um tumor em um dos rins. Desde então ele vem recebendo cuidados assistências e que envolvem exames e quimioterapia. De acordo com a mãe, Beatriz Marques, antes do diagnóstico o pequeno começou a apresentar febres diárias e barriga inchada. Ela achava que o filho havia se machucado, mas atenta aos sintomas, resolveu buscar orientação médica, sendo encaminhada para o Oncológico Infantil Octávio Lobo. 

A mãe, com origem de Salinópolis, cidade na região nordeste do Pará, comenta que Matheus é apaixonado pelo personagem desde que começou a ver os desenhos, quando tinha pouco mais de um ano de idade.

 

“Tudo que é referente ao Homem-Aranha ele gosta, já comprei máscara, luva, boneco, só não consegui comprar ainda a roupa do herói para ele”, comentou.


No Oncológico Infantil Octávio Lobo, principal referência no tratamento de crianças e jovens com câncer no norte do País, unidade que integra a rede pública de saúde do Pará, as ações de humanização fornecem suporte ao cuidado médico, atuando para amenizar angústias, medo e ansiedades aos pacientes e acompanhantes. 

Para a pediatra Anna Maria Amorim, a iniciativa se torna lúdica para todos os envolvidos na atividade do projeto Sou Super-Herói.
 

“Acreditamos que todos somos super-heróis, começando pelas crianças, que lutam diariamente contra a doença, as famílias, que sempre estão por perto nessa batalha, e os colaboradores, que também enfrentam anseios na atividade de cuidar do outro”, afirma.


Humanização na assistência

Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Oncológico Infantil Octávio Lobo possui o Escritório de Experiência do Paciente (EEP), voltado ao desenvolvimento e realização de projetos relacionados à humanização no ambiente hospitalar. 

“A finalidade é deixar o clima de atendimento mais leve, proporcionando acolhimento, alegria, encorajamento aos pacientes e seus acompanhantes no enfrentamento do câncer infantojuvenil e propiciar motivação aos colaboradores para a rotina de trabalho”, explica Jaasai Ribeiro, analista de Humanização, responsável pelo EEP. 

 

“O brincar é uma ferramenta importante que auxilia na promoção de benefícios durante o processo de tratamento, recuperação, reabilitação para as crianças e para quem lida com a jornada de  hospitalização no trabalho assistencial”, finaliza a psicóloga hospitalar Maíra Sousa, da equipe Multiprofissional do Oncológico Infantil.

 

Fonte e crédito de fotos: Assessoria de Comunicação.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »