Na noite desta quinta-feira (28), a Associação de Mulheres “Margarida Alves” se reuniu para celebrar 34 anos de atividades realizadas no município de Cerejeiras, na oportunidade o prefeito Sinésio José, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Elisângela de Souza, e do chefe de gabinete Saulo Siqueira, participaram do evento festivo.
Na ocasião, o prefeito entregou a escritura do terreno doado pela prefeitura a Associação, um marco importante que garante segurança e valorização para a instituição, reafirmando o compromisso do município em apoiar iniciativas que fortaleçam a comunidade e reconhece a relevância da Associação Margarida Alves no desenvolvimento social de Cerejeiras.
O encontro contou com a participação da presidente da AMMA Elaine Oliveira, vice-presidente Marilene de Abreu Damasceno Teixeira e das conselheiras fiscais; Heliane Fátima Silva de Deus, Maria Ester Sarat e Sandra Cristina Godoi, além de associadas, alunas e voluntárias.
A Criação da Associação de Mulheres Margarida Alves
Ainda em 1990, um grupo de mulheres, com o apoio da assessoria de irmã Maristela, se reuniu na casa de Loreny Irena Schuler Telles, no segundo semestre do ano, para discutir formas de unir as mulheres e melhorar as condições de vida da população local. Esse encontro resultou na proposta de criação de uma associação de mulheres, que teria como missão melhorar a qualidade de vida, oferecer formação profissional e diminuir a migração das famílias da cidade.
Em 28 de agosto de 1991, a Associação de Mulheres Margarida Alves foi oficialmente fundada. A associação teve um papel fundamental em oferecer atividades educativas e de capacitação para as mulheres, promovendo o aprendizado de diversas habilidades e incentivando o empoderamento feminino.
Participação Política e Luta por Direitos em Brasília
Ainda em 1991, seis mulheres e um homem de Cerejeiras viajaram até Brasília para participar de uma assembleia nacional, com o objetivo de lutar por melhorias nas áreas de saúde, educação, creches, reforma agrária e pela implementação do salário-maternidade para as mulheres produtoras rurais. A viagem representou uma importante conquista na busca por mais representatividade e visibilidade das mulheres de Cerejeiras nos espaços de decisão política.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Atualmente a AMMA, tem como presidente Elaine Oliveira e vice-presidente Marilene de Abreu Damasceno Teixeira, e realiza cursos e atividades numa sala emprestada pela Associação dos Meninos e Meninas dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, localizado no Bairro Floresta.
A presidente da AMMA Elaine Oliveira, afirmou que a construção da sede própria é um antigo sonho da entidade e agradeceu o prefeito e vereadores de Cerejeiras.
”Finalmente recebemos a escritura das mãos do prefeito o nosso tão sonhado terreno, quero agradecer o Sinésio, vice-prefeito Valdir Carlos, a vereadora Irlei Kreusch que fez a indicação e os demais vereadores que aprovaram o projeto por unanimidade, nossa gratidão aos envolvidos por nos conceder esse terreno que é um verdadeiro presente de aniversário como destacou o prefeito, não poderíamos ter recebido presente melhor”. Destacou a presidente.
Segundo o prefeito Sinésio José, outras instituições filantrópicas também serão beneficiadas com a doação de terrenos para construção de sedes próprias em Cerejeiras.
“O trabalho que a Associação de Mulheres Margarida Alves – AMMA desenvolve é muito relevante para nossa cidade, elas merecem esse reconhecimento do executivo municipal, estamos trabalhando para fazer a doação de um terreno para o Lions Clube e também queremos regularizar a área onde está instalada a Associação de Meninas e Meninos dos Trabalhadores de Cerejeiras – AMMTC, nos próximos dias, se Deus nos permitir.” Finalizou o prefeito.
Acompanhe a página da AMMA no Instagram: https://www.instagram.com/marga.ridaalvess/
Fonte: Gazeta Rondônia.