A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta terça-feira (3) um homem de 26 anos suspeito de se passar por curandeiro para aplicar o chamado “golpe do benzimento” em idosas nas cidades de Americana, Indaiatuba e Jundiaí, no interior de São Paulo. Ele e uma comparsa, que segue foragida, teriam enganado pelo menos três vítimas, todas mulheres, utilizando a fé e a vulnerabilidade da idade para cometer crimes de estelionato e furto.
Segundo as investigações conduzidas pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Piracicaba, o suspeito abordava as vítimas em companhia da cúmplice.
A mulher, bem-vestida, iniciava a conversa na rua dizendo conhecer familiares da idosa e mencionava supostas curas milagrosas feitas por um “benzedor”. Em seguida, o falso curandeiro se aproximava e convencia a vítima a levá-lo até sua casa para realizar o ritual espiritual.
Dentro das residências, a dupla pedia dinheiro e cartões bancários, além de realizar encenações para dar credibilidade ao golpe.
Um dos truques consistia em usar comprimidos de permanganato de potássio dissolvidos em água para mudar a cor da saliva das vítimas, tentando convencê-las de que estavam doentes e precisavam da “cura espiritual”.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
Uma das vítimas, de 74 anos, relatou ter perdido R$ 400 em espécie e dois cartões, que foram usados pelos criminosos em compras que ultrapassaram R$ 19 mil em eletrodomésticos e eletrônicos.
Durante a ação policial em Americana, o suspeito foi preso após tentar fugir correndo. No carro utilizado pela dupla, alugado em uma locadora, os agentes encontraram uma televisão de 65 polegadas e um videogame PlayStation 5 comprados com os cartões da idosa.
O delegado responsável pelo caso, Dr. Marcel Willian de Souza, explicou que as investigações começaram com informações sobre o carro usado pelo casal.
“Eles se aproveitavam da fé e da inocência dos idosos para não levantar suspeitas. É preciso que a população fique atenta e desconfie de abordagens desse tipo, principalmente quando envolvem promessas de cura ou benzimentos”, alertou.
A Polícia Civil agora trabalha para localizar a comparsa foragida e identificar possíveis novas vítimas, além de receptadores dos produtos adquiridos de forma fraudulenta.
Fonte: Bacci Notícias.