PIMENTEIRAS DO OESTE: Alunos são capacitados na 4ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo

A oficina conectou arte e identidade cultural, promovendo aprendizado, inclusão e protagonismo dos participantes

Gazeta Rondônia
09/09/2025 17h40 - Atualizado há 15 horas

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, história e identidade cultural. Com aulas teóricas e práticas, intérprete de Libras e bolsas de incentivo, os participantes aprenderam a registrar com sensibilidade a cultura local.

A oficina teve duração de 20 horas e aconteceu entre os dias 4 a 8 de agosto na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO). Ao final da oficina foi realizada uma exposição fotográfica com os trabalhos dos alunos.

Sob coordenação da comunicadora social Andréia Machado, idealizadora do projeto, a oficina teve como objetivo capacitar os participantes com técnicas sobre a fotografia artística e documental. Durante cinco dias, os alunos exploraram técnicas de fotografia, desenvolvendo um olhar crítico e atento à diversidade cultural local.

A iniciativa priorizou a inclusão e a democratização do acesso à cultura, oferecendo interpretação em Libras e uma bolsa de R$ 500,00 para cada participante, garantindo permanência e incentivo durante toda a formação. Ao final, todos receberam certificado de conclusão da oficina.

“Agradeço a todos os participantes pela dedicação. A oficina foi uma oportunidade valiosa para fortalecer e valorizar a cultura afro-amazônica”, destacou Andréia Machado.

A iniciativa da oficina foi contemplada pelo Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, no Eixo V: Ações Formativas, na Categoria G – Formação de demais áreas culturais que não sejam audiovisuais. A ação busca valorizar os saberes tradicionais e a cultura de Rondônia.

Para a aluna Vanessa Novais, a oficina foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, opinião compartilhada pelo aluno Matheus Henrique, que ressaltou a importância do aprendizado para o desenvolvimento pessoal e cultural.

A 4ª edição da oficina representa mais um passo no fortalecimento das expressões culturais quilombolas, incentivando os participantes a registrarem com sensibilidade, criatividade e respeito às histórias da comunidade.

Texto e fotos: Assessoria


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »