A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio da Superintendência Regional de Educação (Super) de Cerejeiras, vem a público esclarecer os fatos relacionados a um suposto caso de bullying envolvendo estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves, que ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias.
Os episódios ocorreram nos dias 16 e 17 de setembro. Esclarecemos que não houve divulgação de imagens de menores no ambiente escolar. As fotos que circularam foram registradas e publicadas por um responsável legal de uma das alunas envolvidas, sem qualquer vínculo com os meios oficiais da escola.
Sobre a situação, identificou-se que um grupo de alunas realizou escritas ofensivas na porta do banheiro, direcionadas a uma colega. Assim que o fato foi constatado, a equipe gestora adotou as medidas cabíveis, ouvindo os envolvidos, orientando as estudantes e convocando seus responsáveis para ciência e acompanhamento.
Clique aqui para seguir o canal do portal Gazeta Rondônia no whatsapp
A prática de escrever em banheiros, mesas e paredes é expressamente vedada pelo Regimento Escolar, caracterizando dano ao patrimônio público. A escola reforça constantemente aos estudantes a inadequação dessa conduta, que pode resultar em consequências disciplinares.
A EEEF Castro Alves possui Plano de Ação de Combate ao Bullying e desenvolve, de forma contínua, atividades de promoção do respeito mútuo e de construção de um ambiente escolar saudável, empático e acolhedor.
A Superintendência Regional de Educação de Cerejeiras permanece à disposição das famílias para o diálogo respeitoso e construtivo, reafirmando o compromisso da Seduc com as ações de prevenção e combate ao bullying nas escolas e também com a formação integral dos estudantes.
Fonte: Rondoniaovivo.