04/07/2021 às 18h39min - Atualizada em 04/07/2021 às 18h39min

Crianças em tratamento oncológico se tornam “chefs de cozinha” em hospital

Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

No Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), a ação estimula o protagonismo das crianças no preparo das próprias refeições e se torna uma atividade terapêutica para o tratamento

A pequena Maria Sofia, de apenas 3 anos, era a mais empolgada entre as crianças durante a preparação de um bolo no projeto “Canto do Chef”, realizado no dia 28 de junho, no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo. 

Enquanto a nutricionista da unidade preparava a massa e explicava detalhadamente o uso dos ingredientes, a menina interagia e fazia diversas observações sobre o preparo. Maria estava bem à vontade e estava adorando saber sobre culinária.

A ação, desenvolvida pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e Escritório de Experiência do Paciente (EEP) do hospital, estimula a participação de crianças em tratamento oncológico a serem protagonistas no preparo de refeições e funciona como atividade terapêutica na luta contra o câncer. 

“O objetivo é incentivar a autonomia, criatividade e a sociabilidade da criança, além de criar interação com outros pacientes. Assim, auxiliamos no desenvolvimento de habilidades e na promoção do bem-estar psicológico, retirando a criança da rotina hospitalar e a inserindo novamente no ambiente tão singular a ela, o de brincar e aprender”, comentou Renata Porto, coordenadora do SND.

O projeto “Canto do Chef” também promove a participação dos responsáveis pela criança na preparação conjunta dos alimentos. No caso da pequena Maria Sofia, foi a avó, Marta da Costa, moradora do Município de Barcarena, que acompanhou a neta na ação. “Essa ação ajuda muito às crianças, porque elas se divertem e esquecem um pouco o tratamento, o que faz muito bem para elas. Sou muito grata por isso”, diz contente a avó.

Maria Sofia é paciente do Oncológico Infantil Octávio Lobo desde 2019, passou por tratamento quimioterápico por oito meses contra uma leucemia. Em maio deste ano, a pequena retornou ao hospital para acompanhamento e continuidade do tratamento.

O hospital é a principal referência no norte do País no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e jovens entre 0 a 19 anos. Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade pertence ao Governo do Pará e atende cerca de mil pacientes por mês, com origem de municípios de todo o estado e até de cidades de estados vizinhos, como o Amapá.

O lúdico no tratamento contra o câncer

A preparação dos alimentos contou com a supervisão de Brenda Vasconcelos, nutricionista e gastrônoma que foi convidada pelo hospital. As crianças ajudaram na preparação dos ingredientes, puderam mexer na massa e até ajudaram a enfeitar o bolo. 

“Culinária é uma atividade muito gostosa. As crianças puderam vivenciar esse momento e fico contente por ajudá-las na produção de bolos”, comenta.

Todas as medidas de prevenção e segurança foram tomadas pela unidade, tanto contra a Covid-19 quanto nos cuidados no manuseio dos itens de cozinha.

“As atividades práticas de educação alimentar e nutricional como essa contribuem para o bem-estar e saúde e, de forma lúdica, estimulam o consumo dos alimentos, fazendo com que as crianças aprendam brincando”, afirmou Thais Granado, nutricionista da equipe Técnica da Coordenação Estadual de Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), que acompanhou a ação. 

No Oncológico Infantil Octávio Lobo o Serviço de Nutrição e Dietética desenvolve a triagem nutricional, ferramenta que tem papel importantíssimo na recuperação dos pacientes, contribuindo para a melhora do prognóstico do estado nutricional, além de direcionar as condutas necessárias na alimentação durante o tratamento.

 

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação.

Crédito de imagem: Conheça e se inscreva no canal da RN Produções no Youtube http://bit.ly/3ignrTB

SEJA O REPÓRTER ENVIANDO PAUTAS E SUGESTÕES

Colabore enviando pautas e sugestões ao portal eletrônico Gazeta Rondônia por meio do canal aberto de WhatsApp envie notícias, fotos, áudios, vídeos, sugestões, correções ou flagrantes e não se esqueça de solicitar anonimato ou não.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos deverão ser feitos com o celular na posição horizontal. Textos e denúncias anônimas também podem ser enviadas a redação do Gazeta Rondônia pelo e-mail: [email protected]
Acompanhe nossa página no Facebook e fique bem informado (a) com as principais notícias de Rondônia, Brasil e Mundo.

Quer receber no seu celular links de notícias exclusivas de Rondônia, Brasil e Mundo participe do Grupo de Whatsapp do portal Gazeta Rondônia, sem debates ou comentários.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »