10/07/2021 às 23h11min - Atualizada em 10/07/2021 às 23h11min

De um banho no balneário a uma boa conversa de bar; conheça as opções de lazer e diversão em Cerejeiras

Ciclismo, caminhada, esporte e boa comida. As alternativas existentes no município para o tempo livre atendem a todos os gostos.

Gazeta Rondônia
Rildo Costa

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Balneário Raio de Sol, a 1 km da cidade. O local tem quatro piscinas a até animais exóticos. (Foto: Renato Novais)

“Não tem opção de lazer e diversão em Cerejeiras”. Esta foi a frase que ouvi assim que me mudei para o município, em janeiro de 2011.

Por muitos anos, acreditei que essas palavras acima eram verdadeiras. Hoje, acredito que não são. Melhor explicando: essa frase já não condizia com a verdade naquela época e muito menos condiz hoje. E tem mais: a cada dia que passa, essa frase se torna cada vez mais infeliz e inverídica.

O município de Cerejeiras conta com uma variada opção de lazer e diversão e as opções estão aumentando a cada ano. E as alternativas atendem a todos os gostos, dos mais recatados aos mais arrojados.

Esta reportagem mostra algumas dessas opções.

Não considere esta matéria como um guia exaustivo, pois pode ser que uma ou outra opção de lazer possa ter ficado de fora. É uma reportagem sobre opções de lazer, não um inventário de tudo o que existe do setor no município.

Também considere o momento difícil em que a humanidade (ainda) está passando, que é a pandemia da covid-19, que podem ter reduzido muitas atividades de lazer em Cerejeiras.

Feita essas ressalvas, esta reportagem pode ser muito útil para você abrir os olhos para as opções que você, que mora em Cerejeiras, tem a sua disposição para passar o seu tempo livre, seja sozinho ou em família, seja de dia ou à noite.

Começamos falando de uma diversão que tem tudo a ver com o clima quente amazônico. Como em Cerejeiras é verão quase o ano todo, os balneários podem ser uma excelente opção de lazer.

O Balneário Raio de Sol fica a mil metros de Cerejeiras, na saída para Pimenteiras (sentido Cargill). A entrada para o balneário está bem à frente da entrada da Linha 4, no 3º Eixo.

Com quatro piscinas, sendo duas adultas e duas infantis, o Balneário Raio de Sol conta também com barracas para churrasco, banheiros masculinos e femininos e refeição no local, sob reserva. As refeições são porções à base de peixe, criado nos tanques ao fundo do balneário. O local conta com uma infinidade de animais exóticos, como pavão, peru, ganso, pato, marreco (de casa e selvagem). Para quem aprecia a natureza, o Raio de Sol também tem bosques com várias espécies nativas, como cerejeira, buriti e embaúba. O valor da entrada é bem em conta.

 

Já para quem opta por uma boa culinária num ambiente de natureza exuberante, o Chalé do Lago (Chico) é uma excelente opção. O prato servido pela empresa é à base de peixe, que já se tornou uma referência no município. No cardápio, tem várias opções, como costelinha de tambaqui e filé de tilápia. Acompanhado com um molho de peixe, creme de alho, vinagrete, salpicão e o indispensável arroz branco. Claro, não precisa nem falar que a bebida é servida à mesa. Por falar em mesa, elas ficam em cabanas sobre e às margens do lago. O preço da refeição é justo, considerando que a porção serve até quatro pessoas.

Por falar em refeição, as opções noturnas em Cerejeiras já atendem aos padrões de quem aprecia uma boa culinária.

O Bar do Mineiro já é uma tradição no município. Desde sua fundação, a empresa focou e se especializou num setor que até o momento é imbatível: os caldos. Nas várias opções de prato, o cliente pode escolher caldo de carne, de canjiquinha com costelinha de porco, de peixe e até a famosa dobradinha.

Além do caldo, o Bar do Mineiro agora vai atuar no setor de conveniência. A empresa já está construindo um novo prédio no centro da cidade, de frente para a Praça dos Pioneiros (a antiga empresa fica do outro lado da praça). A expectativa é que a obra fique pronta em setembro deste ano, após um investimento de mais de R$ 1 milhão.
 
A cidade também conta com estabelecimentos como as sorveterias, as casas de açaí e as tendas de lanche.

O Restaurante La Parrila também é uma excelente opção de lazer, especialmente para quem gosta de um saboroso rodízio de churrasco servido à mesa pelos garçons. Outra opção são as pizzarias, que são locais de encontro de famílias, muitas deles frequentam estes espaços depois dos cultos em suas igrejas.
 
Outra empresa no setor de conveniência é a BR Mania, pioneira no ramo, que é a opção que muitos cerejeirenses escolhem para os fins de semana. Com porções, petiscos e bebidas, o local tem uma boa música, uma decoração moderna e é uma excelente opção para quem gosta daquela longa e prazerosa conversa de bar. Também tem o conhecido petit gâteau e cafés expresso e cappuccino.

 

Para uma refeição mais, digamos, substancial, o Restaurante e Petiscaria Malagueta é uma excelente opção em Cerejeiras. Além do tradicional almoço, a empresa também oferece uma linha de pratos noturnos e atendem aqueles que apreciam uma boa carne. A picanha na chapa, por exemplo, é um dos oferecimentos do Malagueta. O ambiente é climatizado, com cadeiras tanto dentro quanto fora, a gosto do freguês. Os banheiros são modernos e limpos. A comida, saborosa.
 
Não estão incluídos nesta reportagem o jogo de cartas e as partidas de dominós porque esse tipo de diversão não depende de uma estrutura para ser praticada.
 
A pandemia paralisou boa parte destas opções de lazer que falamos até aqui, é verdade. Embora as restrições estejam atualmente diminuindo, os bares, conveniências, restaurantes e balneários ficaram muito restringidos no período pandêmico até recentemente. Algumas dessas empresas citadas nesta reportagem chegaram a fechar as portas no período mais crítico da pandemia.
Mas uma diversão não parou na pandemia. Pelo contrário, aumentou. Por não envolver qualquer risco de contaminação e por ser tido como uma válvula de escape para o isolamento social, o ciclismo, que já era forte, cresceu e prosperou em Cerejeiras.

“Calculamos que houve um aumento de 50% a 70% de ciclistas durante a pandemia”, diz Luciano Brito, empresário pioneiro em Cerejeiras que fundou a Vá D Bike, uma empresa que vende e faz manutenção de bicicletas no município.

Ciclista apaixonado, Luciano afirma que o esporte se tornou uma opção segura para quem precisava de uma ajuda para suportar a solidão e o isolamento provocados pelas medidas restritivas à covid-19. “O ciclismo ajudou as pessoas neste momento difícil. O esporte evitou que a situação do sedentarismo, por exemplo, ficasse mais grave entre as pessoas. Os passeios de bicicleta se tornaram uma forma de lidar com a pandemia”, diz o empreendedor.

Para quem não quer ou não pode optar pelo ciclismo, os passeios nas praças é uma opção para todas as idades. A Praça dos Pioneiros e a Praça da Bíblia são duas alternativas para caminhadas, passeios, exercícios físicos na academia popular e até para levar as crianças no parquinho.
 
O futebol, o vôlei e o handebol são esportes consagrados em Cerejeiras como lazer para adolescentes, jovens e adultos. As artes marciais são uma opção para quem busca um esporte alinhado a uma filosofia.
 
Com todas essas alternativas, Cerejeiras tem, sim, opções de lazer e diversão. E tem muitas e variadas opões. E vai ter ainda mais.

Além disso, precisamos considerar que este é um setor da economia. Ou seja, a diversão cria negócios, gera empregos e produz renda. As oportunidades de lazer são para quem quer se divertir e para quem quer ganhar dinheiro – o que também não deixa de ser divertido.
 

Assista ao vídeo que mostra o balneário Raio de Sol no Youtube. (Produção: Renato Novais – RN Produções) 



Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »