25/07/2021 às 10h05min - Atualizada em 25/07/2021 às 10h05min

10 comportamentos e situações racistas e que você, provavelmente, nunca parou para refletir

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Hoje, 25 de julho, é o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e Hananza, cantora, comunicadora e filósofa, elencou 10 atitudes que acontecem nos dias de hoje e que são extremamente racistas.

Ela também é autora de Ainda Estamos Aqui: uma breve parte da nossa história negra, com prefácio de Laurentino Gomes, que aborda o racismo estrutural e recreativo, privilégio branco, projeto de eugenia e a luta antirracista.

1. Elogios do tipo "você é uma negra linda" ou "você é negra, mas tem os traços finos”. Na maioria das vezes, não elogiamos mulheres, em geral, colocando antes a raça. É sempre “Você é uma mulher linda" e pronto.

2. Expressões como lista negra, bolo nega maluca, criado mudo, mercado negro, a fome é negra e etc.

3. Atitudes do do dia a dia como seguranças seguirem negros nas lojas, negros não serem atendidos por vendedores nelas, jovens negros que são sempre parados pela polícia e muitos outros. Já parou para pensar que quando negros passam junto com pessoas brancas em alguma máquina ou porta de segurança, e ela apita, apenas os negros são revistados?

4. Brincadeiras que constituem racismo recreativo como “ah, tinha que ser preto” ou rir de comediantes negros ou comédias que tragam o negro ligado a burrice, feiura, malandragem ou hipersexualização. Quer exemplos? Mussum e Tião Macalé. 

5. Pessoas negras na maioria dos espaços quando em estado servil.

6. Empresas sem lideranças negras, empresas sem representatividade negra em suas publicidades e a ausência de negros como protagonistas na televisão.

7. Pessoas negras que são subestimadas por conta da cor e não acreditam que tem formação de nível superior ou que ocupa determinados cargos.

8. Confundirem pessoas negras com cargos inferiores ao que elas ocupam. Achar que um advogado negro é o réu ou se dirigir a pessoas negras dentro de lojas pedindo informações tendo a certeza de que elas trabalham ali, por exemplo.

9. Acharem que negros não tem o poder aquisitivo para comprar algo. Por exemplo, quando um negro entra em um estabelecimento e pergunta o valor do produto e o atendente responde: “ah, este não está na promoção”. Ou quando negros estão na mesa de restaurante com pessoas brancas e, mesmo sendo o negro a pedir a conta, o garçom a entrega para uma pessoa branca.

10. Pessoas atravessarem a rua ou segurarem as bolsas mais forte quando se deparam com negros na mesma calçada.  Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »