Os Rotary Clubs do Brasil iniciaram a divulgação da Campanha #InformaçãoSalvaVidas, que tem como objetivo reforçar o compromisso de uma das maiores organizações sem fins lucrativos no mundo em combater as fake news e difundir informações embasadas cientificamente sobre a Covid-19.
Com o slogan: “Vacinas funcionam. O Rotary acredita no poder da informação e no combate a doenças”, a campanha foi concebida e desenvolvida com base em evidências científicas chanceladas pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), a agência da Organização Mundial de Saúde para as Américas (www.paho.org).
A campanha, que conta com diversos materiais on e off de divulgação, como outdoors, busdoors, cartazes, spots, banners, displays para shoppings e aeroportos, traz como eixos estruturais a informação segura, o apoio à imunização e a visibilidade de projetos e ações dos Rotary Clubs do Brasil durante a pandemia sanitária da Covid-19.
O combate a doenças há muito tempo é uma das áreas de enfoque para projetos do Rotary e os resultados em três décadas de trabalhos de imunização por todo o planeta no enfrentamento da poliomielite são a grande prova disso.
Os materiais de divulgação da campanha para serem replicados nacionalmente por meio de parcerias dos Rotary Clubs com veículos de comunicação, além de mitos e verdades e perguntas frequentes sobre Covid-19, e mais informações sobre o Rotary podem ser encontrados no site www.informacaosalvavidas.com.br.
Atuação do Rotary mundialmente
Uma das organizações sem fins lucrativos mais antiga e com maior capilaridade no mundo, o Rotary tem mais de 1.2 milhão de voluntários organizados em aproximadamente 35.000 Rotary Clubs em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil, mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto em nível internacional quanto local.
São pessoas em ação, que desenvolvem projetos que visam ampliar o impacto local e global nas seguintes áreas:
Promoção da paz
Combate a doenças
Fornecimento de água limpa e saneamento
Saúde de mães e filhos
Apoio à educação
Desenvolvimento econômico
Proteção ao meio ambiente
História do Rotary
O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, nos EUA, em 1905, pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios: o engenheiro Gustav Loehr, o alfaiate Hiran Shorey e o comerciante Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras.
Com o tempo, o Rotary ampliou gradativamente seu alcance e visão, promovendo uma campanha mundial de erradicação da poliomielite (paralisia infantil). A instituição, que é patrocinada exclusivamente por doações, acumula um longo histórico de trabalhos sociais, suprindo necessidades de comunidades em todo o mundo.
O objetivo da instituição é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, unindo voluntários na prestação de serviços humanitários, promovendo valores éticos e a paz internacional.
O Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré
O Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré, foi o terceiro da cidade, fundado em 27 de Maio de 2020, em plena Pandemia da Covid-19 por lideranças da cidade. O “Madeira Mamoré”, como é conhecido, participa na erradicação da poliomielite no mundo, principal projeto da organização internacional.
Ao longo de Um Ano de fundação, o Rotary ostenta vários trabalhos voltados a Comunidade Portovelhense. Foi à entidade responsável por Projetos como farmácia viva, doação permanente de sangue a FHEMERON, doação de 2 toneladas de alimentos pelo projeto quarentena sem fome do próprio Rotary, doação de kits de higiene e limpeza também do projeto quarentena sem fome, doação de 100 protetores faciais para o Corpo de Bombeiros Militar, projeto montanha para todos com cadeira de rodas adaptada à pessoas com necessidades especiais, campanha da pólio que foi um sucesso em 2020, parceria com a Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19, projeto fios de amor com doação de cabelos para confecção de perucas a mulheres em tratamento oncológico, fechamos ainda 02 Empresas Cidadãs a Lavin Lavanderia e o Escritório de Advocacia Welison Nunes, além de doação de roupas do projeto cabide solidário de nosso Clube, para indígenas e outras famílias em vulnerabilidade social, entre outros, ressaltando que esse Clube de Rotary tem apenas 01 ano de Fundação.
O Clube, mesmo durante a pandemia, vem promovendo reuniões de forma virtual, e seus companheiros vem colaborando com diversas entidades beneficentes da nossa cidade.
Quando a COVID-19 chegou ao Brasil, nossos Rotary Clubs entraram em ação, realizando testes preventivos, doando cestas básicas e marmitas, máscaras, face shields e equipamentos hospitalares. Além da pandemia, também combatemos a desinformação sobre o tema.
Para mais informações sobre o Rotary visite www.rotary.org/pt e para saber mais sobre a Campanha visite www.informacaosalvavidas.com.br
Por Assessoria – Imagem Pública - Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré - Zecca Paim- Jornalista – DRT 1453/RO