17/08/2021 às 09h03min - Atualizada em 17/08/2021 às 09h03min

PORTO VELHO: Mãe de criança autista chora pelo filho ser retirado de sala de aula, veja vídeo

A mãe de uma criança autista utilizou de suas redes sociais para um desabafo forte e emocionante.

Gazeta Rondônia
Victória Bacon

A mãe de uma criança autista em Porto Velho, capital de Rondônia, fez um desabafo emocionante em suas Redes sociais pelo filho que foi impedido de frequentar as aulas presenciais. Segundo a mãe, o filho foi convidado a se retirar da sala de aula da Escola Santa Marcelina, localizada no bairro Embratel, na manhã desta segunda-feira (16) porque não havia ninguém para ficar com ele na sala, mesmo tendo ela perguntado no grupo de WhatsApp da escola se ele poderia retornar às aulas presenciais e tido a garantia da coordenação pedagógica da escola que poderia retornar às atividades presenciais.
 

"Meu filho está sem suporte pedagógico algum desde a explosão da pandemia em março de 2020 quando as aulas em todo o Brasil foram suspensas. Eu assinei um termo de responsabilidade enquanto responsável única pelo meu filho e, mesmo assim, ele não poderá estudar como os outros", desabafou a mãe com lágrimas nos olhos e bastante emocionada.

O filho enxugou suas lágrimas enquanto ela narrava os fatos na Live produzida em suas Redes sociais nesta segunda-feira, 16 de agosto. A mãe explicou que vinha preparando o filho psicologicamente para o retorno às aulas, comprou uniforme e materiais e ele estava bastante feliz por retornar ao encontro físico dos professores e amigos da escola. Todos os cuidados com a saúde física do seu filho foram garantidos, desde a compra de máscaras descartáveis até álcool em gel.

Fortemente abalada pelo acontecimento com o seu filho, a mãe teve de buscá-lo na escola, após a direção da mesma não aceitar a sua continuação em sala de aula alegando a criança ser autista.

O que é afinal o autismo?

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade. Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Principais sintomas

Alguns dos sintomas e características mais comuns do autismo incluem:

• Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;

• Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;

• Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas "manias" e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião, por exemplo. Estes sinais e sintomas variam de leves, que podem até passar despercebidos, mas também podem ser moderados a graves, que interferem muito no comportamento e na comunicação da criança.

O vídeo com o desabafo da mãe foi retirado do Instagram do @noticiasdeportovelho.




Fonte: Victória Bacon.


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

37.5%
4.5%
5.7%
11.4%
40.9%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp