19/08/2021 às 15h30min - Atualizada em 19/08/2021 às 15h30min

SEDAM Regional de Cerejeiras realiza campanhas de Educação Ambiental de Conscientização contra Queimadas

Gazeta Rondônia
Assessoria

A equipe do escritório regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM de Cerejeiras em parceria com a Brigada do Corpo de Bombeiros, realizaram entre os dias 11 e 17 de agosto nas cidades de Pimenteiras do Oeste, Corumbiara e Cerejeiras, ações de educação ambiental para conscientizar as pessoas na questão das queimadas.

Entre as atividades desenvolvidas foram realizados Pit-Stops com entrega de panfletos educativos, reunião com representantes da Cooperativa Mista Agroindustrial da Amazônia (COPAMA), audiência com o prefeito do município de Corumbiara Leandro Vieira e secretários municipais.



Profissionais da equipe técnica do escritório regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM de Cerejeiras, concederam entrevista na rádio comunitária Cristal FM de Corumbiara e rádio comunitária Ondas Verdes 104.9 de Cerejeiras, durante o programa Emater no campo.

Segundo Carlos Fontana, gerente do escritório regional da Sedam em Cerejeiras, nesse período do ano os cuidados devem ser redobrados.

“Devido a esse período crítico de estiagem, devemos ficar atentos aos pequenos focos de queimadas, que podem sair do controle e causar prejuízos incalculáveis tanto financeiros como ambientais.” Disse Fontana.



Para evitar os incêndios rurais, a Copama orienta algumas práticas que ajudam muito, como, por exemplo:

  1. Fazer a manutenção das máquinas agrícolas em dia, pois implementos com defeitos podem emitir faíscas quando estiveram em operação na lavoura.

  2. Tomar cuidados básicos com o fogo, como evitar fumar e jogar bituca de cigarro na lavoura.

  3. Fazer um aceiro nas margens da propriedade para evitar que o fogo atravesse para a área de lavoura. Cerca de 60% dos incêndios rurais começam nas margens das rodovias.

  4. Ter equipamentos de combate, como bombas de água costais, e ter um reservatório de água por perto e transporte para levar a água para apagar as chamas iniciais também podem ser muito úteis num princípio de incêndio.

  5. Evite acúmulo de material com muita massa orgânica de fácil combustão (como monte de paus e galhos de árvores jogados).

  6. Manter os maquinários limpos também evita incêndios acidentais.

  7. Evite colher milho nas horas mais quentes do dia.

  8. Quando estiver colhendo, direcione a colhedora contra o vento.

  9. Se um incêndio começar na propriedade, mobilize família, funcionários e vizinhos para apagar o fogo e acione o Corpo de Bombeiros imediatamente.

  10. Fotografe toda a ação para se defender em processos legais e para (se houver) acionar o seguro no caso de dados.


     

LEI FEDERAL PUNE ESTE TIPO DE CRIME AMBIENTAL

Lei federal n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 sobre Crimes Ambientais dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »

Você desenvolveu algum transtorno relacionado à saúde mental durante a pandemia?

40.6%
2.9%
5.8%
11.6%
39.1%
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp