Um incêndio atinge a Pedra da Gávea desde o início da manhã deste domingo (22). Brigadistas e o Corpo de Bombeiros tentam combater as chamas.
Por volta de 16 horas, o incêndio atingia o pico da montanha. A suspeita é de que o fogo tenha sido provocado por um balão.
O Parque Nacional da Tijuca informou que fechou o local. Os visitantes que estavam no topo foram orientados a descer. Por segurança, a rampa de voo livre também foi interditada. Não há informação de feridos.
O gestor ambiental Bruno Waldman fazia a subida de manhã, por volta de 8h30, quando foi surpreendido.
"Tivemos que esperar uns 15 minutos até o momento em que os brigadistas e os bombeiros conseguiram controlar o fogo naquela parte e orientaram todo mundo a descer em segurança, foi bem tranquilo."
O fogo atingiu uma parte inacessível da mata. Por isso, o combate precisa ser feito por helicópteros do Corpo de Bombeiros. A aeronave passa por um local de abastecimento de água e joga o líquido na mata.
À tarde, o fogo se alastrou para uma localidade conhecida como Morro do Felizardo, na face norte do parque. Há casas no local e a equipe de brigadistas precisou ser reforçada.
Os bombeiros do quartel do Alto da Boa Vista também participam da ação, que conta ainda com monitores ambientais e bombeiros do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente.