24/08/2021 às 10h50min - Atualizada em 24/08/2021 às 10h50min

APAE de Cerejeiras celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Confira a programação

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Anualmente, de 21 a 27 de agosto é comemorada, desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa dar publicidade sobre as múltiplas deficiencias no intuito de sensibilizar a sociedade sobre as necessidades específicas de cada individuo, de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

"É fundamental que a sociedade conheca as práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos". Pontuou Rosana Duda, presidente da APAE de Cerejeiras
O Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira, segundo o último CENSO realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE). Em Cerejeiras, a APAE atende em torno de 76 alunos com deficiência

A Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE iniciou a comemoração com uma entrevista na Rádio Terra FM com a participação da Diretora da Escola Especial “Oswaldo Harger”: Gisleine Soares da Cruz, Presidente da APAE de Cerejeiras, Rosana Stadnik Duda, Senhora Patrícia Pereira dos Santos, mãe de aluna e os alunos Saulo dos Passos Nascimento e Ângela Gabriela Alves Araújo.

Confira a programação da Semana da pessoa com deficiência promovia pela APAE de Cerejeiras

Nesta terça, 24, ocorre a abertura oficial, às 19 horas, no sede da Entidade, com a participação da Diretora da Escola Especial “Oswaldo Harger”: Gisleine Soares da Cruz, a  Presidente da entidade, Rosana Stadnik Duda, a Juíza de Direito: Dra. Ligiane Zigiotto Bender e a Secretária da Assistência Social – SEMAS: Maria do Carmo Ribeiro Moreira, juntamente com a participação de pais e alunos.

 
Na quarta-feira, 25, haverá uma “Manhã Recreativa Multissensorial” na sede da entidade, com a participação dos alunos que estão em atendimento, professores, funcionários e integrantes da Associação, a fisioterapeuta Cindy Gonçalves Veiga, o fonoaudiólogo Felipe Azevedo Leão e a psicóloga: Camilla Rodrigues Ferraz
 
Na quinta-feira 26, , o evento inicia-se às 9h com a "Campanha Social de Valorização dos Produtos da Agricultura Familiar no Combate a Fome” com a participação de integrantes da família dos alunos (pai, mãe ou responsável), professores, funcionários e integrantes da Associação que se fizerem presentes. A Psicóloga Camilla Rodrigues Ferraz e a Supervisora Social da Regional de Vilhena: Sra. Enoelma Nunes realizarão palestras sobre inclusão.

Na sexta-feira, 27,  a programação é uma gincana entre alunos e professores com a participação de alunos que retornarão às aulas presenciais, professores, funcionários inciando-se com café da manhã e encerrando com almoço.

O Encerramento ocorre no domingo, 29, com o sorteio da Rifa de Uma Motocicleta no barracão "Raul Tesser" na Feira Municipal de Cerejeiras.

 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »