09/10/2021 às 17h05min - Atualizada em 09/10/2021 às 17h05min

IFRO implanta 9 Centros de Inovação Tecnológica para atender demandas sociais

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está implantando nove Centros de Inovação Tecnológica (CIT), um em cada campus (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena). Somente o Campus Avançado São Miguel do Guaporé, ainda em fase de implantação, não está entre as unidades que sediam o novo espaço.

Em cada local, os Centros de Inovação Tecnológica irão articular ações para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras com base nas demandas das cadeias produtivas locais, regionais e nacionais. Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Gilmar Alves Lima Júnior, a implantação dos CIT/IFRO, “distribuídos em todas as microrregiões do estado, com especialidade em diversas áreas de conhecimento e demanda de inovação e soluções tecnológicas, é um marco na oferta de ensino, pesquisa e extensão em Rondônia”.

“Os CITs têm estrutura para oferecer a toda a sociedade os resultados e entregas, atendendo os produtores, empresários, autônomos e órgãos públicos, solucionando problemas através da pesquisa, transferindo a tecnologia para a vida do cidadão através da extensão e formando profissionais cada mais capacitados e antenados ao que se tem de mais exigente e moderno no mercado de trabalho”, diz Gilmar. Ele complementa que os Centros “são um programa institucional que vai caminhar junto às demandas do Estado de Rondônia, quanto ao crescimento e qualidade de vida na região norte do país”.

Também são objetivos dos CITs: estimular o uso de metodologias e ambientes inovadores no ensino em todos os níveis e modalidades de cursos ofertados no IFRO; apoiar os campi na oferta da educação profissional e tecnológica como processo educativo (ensino) e investigativo (pesquisa) de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais (extensão) e peculiaridades regionais; realizar pesquisa aplicada, desenvolvendo soluções tecnológicas a partir de demandas apresentadas pelo setor público, privado e terceiro setor da sociedade.

Completam esse rol de objetivos fomentar a transferência de tecnologias e soluções tecnológicas desenvolvidas, em articulação com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); organizar e executar os arranjos logísticos que subsidiem a realização de eventos coletivos, intercampi, interinstitucionais, regionais, nacionais e internacionais de promoção dos CITs; e estimular o desenvolvimento de novos empreendimentos e fortalecer a economia local, por meio da Rede de Incubadora de Empresas (Redinova/IFRO) e Empresas Juniores.

 

Tripé

Os Centros de Inovação Tecnológica (CIT/IFRO) envolvem ensino, pesquisa e extensão, atendendo às necessidades socioeconômicas de suas respectivas regiões, priorizando os setores da economia emergente e do desenvolvimento sustentável, quer públicas e/ou privadas e que tenham relação com o eixo de formação de cada campus.

O investimento para implantação dos Centros ocorreu no ano de 2020. Juntamente com eles, estão sendo implantados os Espaços Makers, que “são locais abertos onde as pessoas se encontram para trabalhar em projetos reais e pessoalmente significativos, com auxílio de especialistas e com a utilização de ferramentas, tanto tecnológicas quanto tradicionais”, destaca o Pró-Reitor de Ensino do IFRO, Edslei Rodrigues.

Edslei salienta que no âmbito do IFRO os Espaços Makers estão sendo montados em todos os campi, “desta forma, além dos ambientes já existentes que integram o ensino, a pesquisa e a extensão, teremos os makerspaces, ambientes de inovação, laboratórios de cocriação, fundamentados na metodologia do faça você mesmo, que além de atender a comunidade interna (alunos e servidores), atenderá a comunidade externa (a sociedade de uma forma geral) com a prototipagem de produtos”.

Os espaços Makers do IFRO estão estruturados em diferentes áreas: Marcenaria, Eletrônica, Mecânica e Robótica (impressão 3D, Impressão de Circuito Integrado, Recorte a Laser, Plotagem, Robótica com Arduíno, Robótica com Lego, Mini-Marcenaria, Eletrônica, dentre outras).

Conforme a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis, “é importante destacar que os CITs serão espaços compartilhados com servidores, estudantes e comunidade, para o desenvolvimento de projetos inovadores, que apresentem soluções para as demandas locais e regionais, envolvendo instituições públicas, a iniciativa privada e a comunidade”.

Goreth avalia que “neste cenário, entra em evidência ações com laboratórios de pesquisas aplicadas, incubadoras de empreendimentos, empresas juniores, espaços makers, fábricas de softwares e demais espaços que proporcionem uma aprendizagem mais significativa, unindo a teoria à prática e que traga de fato uma transformação não somente na vida do aluno, mas também na sua comunidade”.

 

Capacitação

Com a perspectiva de preparar os servidores para atuar nesses espaços, 13 servidores do IFRO estão na Finlândia participando do Programa de Formação: Educadores do Século 21. A capacitação ocorre junto à Universidade de Tampere. Eles fazem parte de seleção de capacitação em gestão da inovação e áreas técnicas de competências por servidores do IFRO e assumiram o compromisso de atuarem junto aos Centros de Tecnologia.

O período na Finlândia é de 3 meses, finalizando neste mês de outubro de 2021, mais 3 meses de capacitação no Brasil, orientados por pesquisadores finlandeses e aplicando metodologias em sala de aula, finalizando com um Seminário de resultados, no Brasil, com participação de docentes das duas instituições. Fonte: ASCOM

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »