Uma ponte no sudoeste do estado de Queensland, na Austrália, ficou completamente submersa após as águas de um rio local subirem em apenas 6h. O fenômeno foi captado por câmeras de vigilância na região, castigada por fortes tempestades nas últimas semanas.
Segundo o canal Fox Weather, a cheia, registrada no dia 25 de fevereiro, durou até a última quarta-feira (9). Assista abaixo:
These flood monitoring cameras demonstrate the extent of the rainfall and just how quickly waters rose, causing major damage during the recent #seqfloods pic.twitter.com/56CnQfuHp0
— Queensland Reconstruction Authority (@QReconstruction) March 8, 2022
"Essas câmeras de monitoramento de enchentes demonstram a extensão das chuvas e a rapidez com que as águas subiram, causando grandes danos durante as recentes inundações no sudoeste de Queensland [#seqfloods]", diz a legenda da postagem.
Para se ter uma ideia, Brisbane, a capital do estado, registrou o recorde de 31 cm de índice pluviométrico em seis dias. Marca que supera e muito os 15 cm alcançados no mesmo período de tempo em 1974, reportou a Fox Weather.
Além da região mencionada, tempestades também castigaram o norte do estado vizinho de Queensland, Nova Gales do Sul.
O Conselho de Seguros da Austrália informou que as seguradoras locais receberam 107.844 reclamações relacionadas às enchentes nos dois territórios, com valor estimado em US$ 1,62 bilhão — o equivalente a R$ 8,2 bilhões. Fonte: R7