29/03/2022 às 08h34min - Atualizada em 29/03/2022 às 08h34min

PIMENTEIRAS DO OESTE: Documentário que aborda memória e identidade de comunidade quilombola é produzido em Rondônia

“Narrativas Quilombolas” aborda a memória e identidade da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Com objetivo de retratar a cultura e o cotidiano da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas, localizada às margens do Rio Guaporé no município de Pimenteiras do Oeste, está sendo produzido em Rondônia o média-metragem “Narrativas Quilombolas”.

A produção do média-metragem está sendo coordenada pelo fotógrafo e produtor cultural, Washington Kuipers que informou que o projeto foi contemplado no Edital Nº 35/2021/SEJUCEL-CODEC 2ª Edição Jair Rangel Pistolino Prêmio de Produção Audiovisual e Artes Cênicas, no Eixo II Produção Audiovisual de Média-Metragem- Categoria B, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/Sejucel/Fedec/Ro”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Segundo Washington Kuipers, a produção cinematográfica vai mostrar através de depoimentos da própria comunidade a cultura e a história da localidade, ressaltando assim a importância da memória e identidade no processo de reconhecimento de comunidades quilombolas.

Washington Kuipers lembra que em sua origem, as comunidades quilombolas eram formadas por pessoas escravizadas, que conseguiam fugir de cativeiros para locais considerados seguros. E é por isso que a localização de uma comunidade quilombola é tão importante, pois ela está repleta de histórias e significados e isso é essencial na formação da identidade de uma comunidade.

De acordo com Washington Kuipers, a produção cinematográfica média-metragem conta com interpretação em libras e libras e classificação livre. Ele informou que a Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas conta com a certificação da Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescentes de quilombos, desde 2015. O município de Pimenteiras do Oeste foi fundado por remanescentes quilombolas do Quilombo do Piolho ou do Quariterê.

 

“Acredito que a produção do média-metragem Narrativas Quilombolas vai contribuir para a valorização da cultura da Comunidade Santa Cruz de Remanescentes Quilombolas de Pimenteiras do Oeste”, disse Washington Kuipers.


Lançamento:

Washington Kuipers informou que o vídeo documentário será lançado no dia 12 de abril através de uma live as 20 na página do Facebook da Associação Diversidade Amazônica no seguinte endereço:
https://www.facebook.com/Diversidadeamazonica.com1

Texto: Assessoria – Fotos: Washington Kuipers
 
 
 
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »