31/03/2022 às 22h23min - Atualizada em 31/03/2022 às 22h23min

Servidores recebem salário de 1 centavo após prefeitura descontar faltas por greve

Gazeta Rondônia

Ao menos 700 servidores do magistério de Itajaí (SC) não recebem salário de março ou tiveram pagamento de apenas R$ 0,01 na folha. Isso ocorreu porque a prefeitura descontou os 12 dias em que os trabalhadores ficaram parados no início do mês e também retirou os 9,32% do reajuste que havia concedido em agosto do ano passado.

O reajuste foi barrado pelo Superior Tribunal Federal porque foi concedido enquanto estava em vigor o decreto que proibia os municípios de aumentarem os gastos durante a pandemia.

Dessa forma, como alguns professores também tinham outros descontos, como de empréstimo consignado, previdência e imposto de renda, o salário chegou zerado.

A categoria passou o dia em manifestação no prédio da prefeitura. Além dos que tiveram a folha de pagamento zerada, cerca de 1,2 mil servidores receberam menos da metade do salário. Eles alegam que estavam dispostos a repor as aulas e que o direito de greve está garantido em lei.

Em nota, a prefeitura alegou que o desconto está autorizado pela Justiça e que lamenta a decisão dos servidores pela greve. Também disse que o desconto é uma forma até de respeito aos servidores que trabalharam nesse período. Fonte: G1


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale Conosco!
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp