31/03/2022 às 22h23min - Atualizada em 31/03/2022 às 22h23min

Servidores recebem salário de 1 centavo após prefeitura descontar faltas por greve

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Ao menos 700 servidores do magistério de Itajaí (SC) não recebem salário de março ou tiveram pagamento de apenas R$ 0,01 na folha. Isso ocorreu porque a prefeitura descontou os 12 dias em que os trabalhadores ficaram parados no início do mês e também retirou os 9,32% do reajuste que havia concedido em agosto do ano passado.

O reajuste foi barrado pelo Superior Tribunal Federal porque foi concedido enquanto estava em vigor o decreto que proibia os municípios de aumentarem os gastos durante a pandemia.

Dessa forma, como alguns professores também tinham outros descontos, como de empréstimo consignado, previdência e imposto de renda, o salário chegou zerado.

A categoria passou o dia em manifestação no prédio da prefeitura. Além dos que tiveram a folha de pagamento zerada, cerca de 1,2 mil servidores receberam menos da metade do salário. Eles alegam que estavam dispostos a repor as aulas e que o direito de greve está garantido em lei.

Em nota, a prefeitura alegou que o desconto está autorizado pela Justiça e que lamenta a decisão dos servidores pela greve. Também disse que o desconto é uma forma até de respeito aos servidores que trabalharam nesse período. Fonte: G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »