Após a adesão ao Selo UNICEF, Cerejeiras (RO) avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. Cerejeiras é um dos 2.023 municípios brasileiros que aderiram à edição 2021-2024 O evento ocorreu hoje (12), no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia - SINTERO.
“Ao aderir ao Selo UNICEF, Cerejeiras assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, etc. Assim, com as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou Giovana Moreira, articuladora do Selo Unicef de Cerejeiras.
A prefeita Municipal Lisete Marth destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência.
“O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base pra outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou a prefeita.
Para Marcia Tesser, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cerejeiras (CMDCA) este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas.
“O 1º Fórum Comunitário é estratégico para o município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a realidade local, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”, afirmou Marcia Tesser
Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil, como escolas estaduais, adolescentes, associações e envolvidos com a causa da infância e adolescência do município.
A Visão Mundial é a instituição parceira implementadora do Selo UNICEF nos estados do Acre, do Amazonas, de Roraima e de Rondônia. A organização atua na mobilização dos 143 municípios que fizeram a adesão nos quatro estados, oferecendo apoio técnico e acompanhamento especializado para o cumprimento das atividades, metas e prazos.
O apoio do UNICEF ocorreu por meio dos aulões virtuais, que o município assistiu fielmente, e as reuniões realizadas pela mobilizadora da Visão Mundial Marcia Trajano, que têm sido fundamentais para que o município realize as ações rumo ao selo.
Por meio de indicação, o Nucleo de Crianças e Adolescentes (NUCA) foi estruturado com alunos do ensino médio da Escola Tancredo de Almeida Neves. Na última semana, a mobilizadora de adolescentes e o CMDCA realizaram reunião para apresentar o SELO UNICEF. A mobilizadora Adriana Marques vê com muito otimismo o protagonismo juvenil no Selo UNICEF.
O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF. O evento é um momento de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para a infância e adolescência. Participaram do evento a prefeita, representantes do Ministério Público, Câmara Municipal, secretários municipais, CMDCA, AMMTC, NUCA, Conselho Tutelar e entidades não governamentais.
Esse evento tem como objetivo aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. O plano norteará o município ao longo desta edição do Selo UNICEF. A partir de um diagnóstico inicial sobre a situação das crianças e adolescentes no município e, em conjunto com a população, o Plano de Ação é traçado.
Confira abaixo as fotos do evento: