09/05/2022 às 21h38min - Atualizada em 09/05/2022 às 21h38min

Cobra de coloração rara é resgatada em cozinha e aparece 'sorrindo' em fotos

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Uma cobra de coloração rara foi resgatada nessa sexta-feira (6) pelo Corpo de Bombeiros na cozinha do Instituto Federal de Mato Grosso, em Alta Floresta (MT), a 800 km de Cuiabá. De acordo com o biólogo e especialista em serpentes Henrique Abrahão Charles, ela possui uma das colorações mais raras da espécie, mas a cobra é comum de ser encontrada.

A cobra adulta possui em torno de um metro e, por isso, ela utiliza outras maneiras de defesa — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

A cobra adulta possui em torno de um metro e, por isso, ela utiliza outras maneiras de defesa — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

O que chama a atenção é que nas fotos do resgate a cobra aparece 'sorrindo'. O especialista explica que esse é um mecanismo de defesa da espécie.

 

"Ela faz uma triangulação da cabeça para parecer uma naja. A boca parece que está sorrindo, mas pode ter certeza que ela dá um bote atrás do outro. Ela também não é uma serpente peçonhenta, mas tem dois dentes traseiros que se morder, perfuram", contou.

Os bombeiros foram acionados para fazer o resgate do animal, que estava agitado e agressivo, segundo os funcionários do instituto. Após a equipe chegar no local, a cobra já havia sido capturada pelos servidores.

O animal foi colocado em uma caixa e solto em uma área de mata.

Segundo o biólogo, a serpente é chamada de ‘Capitão do Mato Boipeva’ e é da espécie Xenodon merremii.

A boipeva (Xenodon merremii) possui uma grande variação de cores — Foto: Mauro Alves/Arquivo Pessoal

A boipeva (Xenodon merremii) possui uma grande variação de cores — Foto: Mauro Alves/Arquivo Pessoal

 

"Essa serpente possui policromia e têm várias cores na sua genética. Pode encontrar ela amarela, malhada, esverdeada, mais escura, preta. Essa coloração malhada é um pouco mais rara, mas já foram registradas", disse.

 

A cobra se parece com jararacas, cascavéis e corais, pela camuflagem. Por isso, é muito comum as pessoas confundirem a capitão do mato com essas espécies, segundo o biólogo.

 

A espécie

 

Os adultos da espécie têm geralmente 1 metro ou menos de comprimento total. Elas podem chega a atingir cerca de dois metros.

Se alimentam de insetos, rãs, sapos e lagartos. O biólogo explica que a cobra possui especialidades para se alimentar de anfíbios, principalmente de sapos, já que os dentes traseiros são utilizados para perfurar os animais. Ela chega a comer também cobras menores.

 

"Várias cobras fazem esse achatamento na cabeça para imitar uma naja, isso é para aumentar o tamanho dela e fazer medo", explicou.

De acordo com Henrique, a cobra não possui nenhum canal no dente ligado à alguma glândula que seja capaz de soltar algum veneno, e por isso, não é peçonhenta. Fonte: G1

 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »