07/06/2022 às 10h12min - Atualizada em 07/06/2022 às 10h12min

Pioneira de Cerejeiras morreu nesta segunda-feira (6) vítima de Câncer raro em hospital de Cacoal

Gazeta Rondônia

A moradora do município de Cerejeiras (RO), Roseli Machetto Correa Garcia, 50 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (6) vítima de Mieloma Múltiplo, que é um tipo raro de câncer no sangue, em hospital de Cacoal, onde estava em tratamento desde o mês de fevereiro.

Roseli era pioneira no município de Cerejeiras, aonde chegou por volta de 1986, vinda do estado de São Paulo, tendo residido na área rural do município.

 
Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e o sepultamento ocorreu as 8h da manhã desta terça-feira (7) no Cemitério Cristo Redentor de Cerejeiras. Deixa esposo, 4 filhos e 2 netos.
 
O QUE É O MIELOMA MÚLTIPLO
 
O Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer do sangue que afeta o sistema hematológico, resultando, principalmente, em complicações nos rins e nos ossos — com sintomas difíceis de serem diferenciados de outras várias doenças.

A doença ataca os plasmócitos, um tipo de glóbulo branco, que tem a função de produzir anticorpos para combater infecções. Em vez de células saudáveis, surgem versões malignas que se multiplicam e passam a produzir anticorpos anormais, conhecidos como proteína M ou proteína monoclonal, que prejudica diferentes partes do organismo — e por isso a doença leva a palavra "múltiplo" em seu nome.

Os pacientes costumam sentir, antes de qualquer outro sinal, uma dor lombar, sintoma bastante genérico, que pode ser resultado de uma noite dormida em posição não tão confortável, um treino pesado demais na academia ou tantos outros fatores do dia a dia. Mas que quando acontece de forma persistente, também é considerado o principal sintoma desse câncer raro.

Fonte: Gazeta Rondônia – Com informações da BBC News.


Notícias Relacionadas »
Comentários »