09/06/2022 às 19h58min - Atualizada em 09/06/2022 às 19h58min

Professores do IFRO Campus Porto Velho Calama desenvolvem projeto para facilitar ensino de Física aos estudantes do ensino básico

Gazeta Rondônia
Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Será desenvolvida nesta sexta-feira (10), a partir das 18h30min, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, localizada no Bairro Areal, na capital, a peça teatral “O feiticeiro do Big Bang”, com salas temáticas sobre Eletricidade e Termodinâmica; Carrinho de ratoeira, dipolo magnético e slime magnético; Disco de Newton, Lei da Ação e Reação; e Astronomia. O Big Bang, ou grande expansão, é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo.
 
A iniciativa é parte integrante de um projeto de Extensão desenvolvido por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, denominado “FisicAção”, que tem por finalidade promover ações de ensino e extensão que contribuam para a aprendizagem do conhecimento científico e práticas para o ensino da disciplina de Física.
 
Por meio do projeto “FisicAção” será desenvolvida a interação entre alunos e professores das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio da capital, técnicos educacionais e acadêmicos de todos os períodos, como também aos docentes do Curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, estabelecendo uma relação de parceria entre a educação superior e a educação básica.
 
De acordo com o Professor Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, Coordenador do Curso de Licenciatura em Física do Campus Porto Velho Calama, o projeto “FisicAção” tem como coordenadoras as Professoras Márcia Barbosa e Neusa Rocha. Segundo ele, o projeto aborda diferentes formas de ensinar dos professores do curso, com o auxílio das artes cênicas, experimentos, materiais didáticos e demonstrativos que envolvam os conteúdos de Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Magnetismo e Óptica.
 

“O projeto busca aproximar a Física e a Ciência do cotidiano dos participantes envolvidos, visando despertar o interesse dos alunos pelos fenômenos da física, a prática de ensino e o incentivo à experimentação para a compreensão, mostrando o quanto a ciência pode ser estimulante e intrigante”, informa o professor.


Fonte: Ascom/IFRO.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »