11/06/2022 às 10h42min - Atualizada em 11/06/2022 às 10h42min

Saiba por que Cerejeiras precisa de um anel viário para desviar o trânsito de carretas do centro da cidade

Pedido de estudos para um anel viário foi feito pela prefeita Lisete Marth. A deputada Jaqueline Cassol já prometeu destinar recursos para a obra

Rildo Costa

Área urbana de Cerejeiras. Uma rota alternativa beneficiaria também os caminhoneiros, que ganhariam tempo na viagem. (Foto: Renato Novais)

No penúltimo final de semana, a deputada federal Jaqueline Cassol esteve visitando a região de Cerejeiras.

A parlamentar esteve em Pimenteiras do Oeste no sábado pela manhã, onde participou de solenidades, e na área rural de Cerejeiras no domingo, em que visitou uma associação de futebol e conversou com populares, além de provar as delícias culinárias rurais do município.


No sábado, a deputada Jaqueline Cassol participou de uma ação do partido dela, o Progressista, realizada em Cerejeiras. O evento ocorreu no Espaço Arco-Íris e contou com palestra de uma psicóloga e de um bate-papo entre mulheres empreendedoras cerejeirenses.

Uma semana antes da visita da parlamentar, a prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, solicitou a companhia da deputada Jaqueline Cassol para ter uma audiência no Ministério de Infraestrutura, em Brasília.

O documento, entregue junto com a deputada, solicitou os estudos para a construção de um anel viário em Cerejeiras.

Ao que tudo indica, a obra, caso receba aval do Ministério da Infraestrutura, contará com recursos da própria deputada Jaqueline Cassol. A parlamentar, inclusive, já fez publicamente este comprometimento.

Esta reportagem tem como objetivo destacar a importância desta obra para o município – pois, por falta de um conhecimento mais aprofundado, pode ser que achemos que uma obra desta não seria uma necessidade.

Um anel viário é uma obra rodoviária que pode ser considerado de grande porte.

No caso em questão, uma pista adicional seria construída no entorno da área urbana de Cerejeiras, retirando o tráfego de veículos pesados do centro da cidade.

Para fazer a obra, são necessários um estudo de tráfego, um levantamento ambiental e um planejamento urbano.

O anel viário tem o objetivo de desafogar o trânsito pesado na área urbana – deixando a cidade para o tráfego de mobilidade típica de uma área com densidade habitacional mais elevada.

Nas cidades, as pessoas transitam de a pé, de veículos não motorizados (como bicicletas ou patinetes) e veículos motorizados (motocicletas, carros e ônibus).

O tráfego urbano acontece com três intenções: trabalho, urgência e lazer.

As ruas e avenidas das cidades, incluindo em Cerejeiras, foram projetadas para comportar este tipo de tráfego urbano, que são constituídos de trajetos curtos, veículos de pequeno porte e velocidade baixa.

O transporte de cargas, que percorre trajetos longos, com veículos de grande porte e uma velocidade superior àquela permitida na área urbana, é uma necessidade à parte, que, sempre que possível, deve ser deslocado da área urbana – com exceção quando a cidade é a originária ou a destinatária da carga, ou seja, para entrar ou sair da cidade com o carregamento.

E isso não é bom apenas para quem trafega na cidade, que terá mais segurança ao se locomover numa pista sem a presença de carretas e caminhões, mas também é benéfico para os caminhoneiros, que são profissionais que, como qualquer outro, gostam de mais eficiência e agilidade no trabalho.

Quando são construídos, as obras de anéis viários são financiadas pelo governo federal. Além disso, um anel viário é praticamente um selo de desenvolvimento da região onde a obra é construída.

A região de Cerejeiras já comporta – e necessita – de uma rota rodoviária alternativa.

O polo no entorno da região de Cerejeiras já passa de 200 mil hectares de área agrícola – proporção que só tem aumentado, com recuperação de áreas degradadas.

Com o investimento energético feito pela Energisa, que está construindo uma subestação na cidade, e com o incremento de capital e tecnologia nas propriedades rurais, a região de Cerejeiras será cada vez mais produtiva.

Além disso, é bom lembrar que a região também está se tornando um corredor logístico da produção que vem do extremo meio norte do estado do Mato Grosso, quando sair a pavimentação da rodovia entre Cabixi e Cerejeiras e entre Cerejeiras e Chupinguaia, bem como a RO-370 (“Rodovia do Boi”).

Por tudo isso, a obra de um anel viário em Cerejeiras terá três significados: primeiro, será um coroamento do desenvolvimento da região; segundo, será uma solução para uma necessidade que realmente existe; terceiro, será uma propulsão no ciclo virtuoso do progresso que está acontecendo neste polo.

Anel viário em Cerejeiras já!


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