12/06/2022 às 21h39min - Atualizada em 12/06/2022 às 21h39min

RIO CRESPO: Projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade” proporcionam melhorias na infraestrutura e mobilidade urbana do município

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Por meio das ações municipalistas, o Governo de Rondônia está investindo mais de R$ 1,4 milhão em Rio Crespo para garantir melhorias de infraestrutura urbana, mobilidade e acessibilidade em diversas vias do município, localizado na região do Vale do Jamari.

Por meio do Projeto “Tchau Poeira”, mais de 18 ruas e avenidas serão revitalizadas com o microrrevestimento asfáltico a frio, sendo um total de quatro quilômetros. O serviço está sendo executado diretamente pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes – DER. Outros 1,2 quilômetros de pavimentação serão realizados por execução indireta. Já o projeto “Governo na Cidade” está proporcionando a construção de mais de 300 metros de calçadas na Avenida Afonso Gago.

Nesta sexta-feira (10), o chefe do Executivo Estadual, Marcos Rocha esteve no município para acompanhar o início dos trabalhos de microrrevestimento e a construção das calçadas, que quando estiverem concluídas serão 495 e 387 metros, respectivamente, de pavimento revitalizado.

Os recursos são frutos da contenção de gastos feita pelo Governo de Rondônia. O Executivo Estadual reuniu um montante de quase R$ 1 bilhão de reais destinados aos municípios para que providenciassem essas melhorias. 

O diretor-geral do DER, Eder André Fernandes Dias explicou que o microrrevestimento possui tecnologia desenvolvida para aplicar uma proteção do pavimento asfáltico. “Todas essas ruas ficarão impermeabilizadas, evitando assim, a infiltração e elevando o coeficiente de atrito entre pneu/pavimento/rugosidade e o rejuvenescimento superficial e estético dos pavimentos asfálticos em início de desgaste”, detalhou Eder André.

Diversos moradores receberam as obras com grandes expectativas para o desenvolvimento da cidade. A família da aposentada Otília de Jesus de Matos, de 77 anos, é pioneira em Rio Crespo. Há 40 anos, ela e o marido vieram do Paraná para trabalhar na lavoura. O casal de agricultores plantou várias culturas, incluindo café e cacau na região.

“Não existia casa, tudo aqui era barracão. Tinha lama, poeira, malária e muito bicho. O lugarejo se transformou em cidade, mas ainda assim as dificuldades eram muitas. A Rua Bahia onde moro, apresentava muita buraqueira. Agora com as obras do Governo do Estado vai ficar mais fácil para andar e limpar a casa, dando um basta na poeira”, comentou.

Adriano Silvério, que trabalha no ramo da construção civil, relata que seu pai chegou em Rio Crespo, em 1976. Exaltou como era a cidade e quando não tinha asfalto. “Eu cheguei a ficar atolado na Avenida Afonso Gago, que é uma das principais vias. Nos últimos três anos, tem saído obras por todo lado. Tanto que hoje, quase 70% do município é asfaltado”, enaltece.

AVANÇO NA MOBILIDADE

A construção das calçadas no município é executada de forma indireta. A Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – Seosp é a responsável por fiscalizar todo o processo de realização da obra. “O Executivo Estadual está investindo também no calçamento de ruas e avenidas da cidade e a Prefeitura de Rio Crespo já está trabalhando essa parte da acessibilidade”, ressaltou o adjunto da Seosp, Jefferson Ribeiro da Rocha.

O operador de máquinas, Edson Vieira, que mora há 15 anos na cidade, comenta que a construção de calçadas vai valorizar os imóveis. “É um incentivo para que os moradores melhorem a frente das residências. Na casa onde moro, o meio fio atrapalhava a entrada dos carros na garagem. Com as calçadas construídas meu automóvel não vai correr o risco de ser danificado”, apontou.

Já o aposentado Isaías Teófilo Pereira, de 77 anos tem um comércio na confluência da Avenida Afonso Gago e Rua Bahia e comenta acerca de sua satisfeito com a construção de calçadas, por meio do Projeto “Governo na Cidade”, sendo feitas em sua cidade. “É bom demais essa iniciativa do Poder Executivo, para a população. Vai ajudar os moradores que não têm condições de fazer o calçamento em frente às casas, além de deixar a rua mais bonita”, enfatizou.

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, entre vereadores e o prefeito Evandro Epifânio (Lezão). Os deputados estaduais Adelino Follador e Alex Redano, também participaram da agenda. Fonte: Secom.
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »