Eu sei o que você provavelmente faz toda segunda-feira. Sente culpa por ter exagerado na comida no fim de semana, se pesa e quer compensar o que comeu. Tenta começar uma dieta “milagrosa”, restringe os alimentos que gosta e recomeça a fazer exercícios na intenção de correr atrás do “prejuízo”.
Eu também sei o que provavelmente deve acontecer durante o restante da sua semana. Você não aguenta e acaba “furando” a dieta e como acha que por conta disso já fez tudo errado, acaba exagerando novamente nos alimentos e deixa os exercícios de lado, pensando que “agora já foi, segunda que vem eu recomeço...”. Mas isso só traz frustração por ter falhado novamente, certo?
Mas e se eu te contasse que o problema não está em você, mas sim em uma cultura que nos aprisiona em um eterno ciclo de dietas? Um ciclo que consiste em:
Então durante essa semana que se inicia, que tal fazer diferente?
Não se culpe por ter comido o que gosta no fim de semana, comida também é prazer, afeto.
Você não precisa compensar o que comeu nos últimos dias se matando na academia ou comendo só salada. Retome sua rotina de alimentação normalmente.
Pratique atividades físicas que você goste e te façam bem, mesmo naqueles dias quando bate aquela preguiça. Lembre-se que após os exercícios seu corpo estará mais cansado, mas sua mente renovada.
Entenda que por mais que você não goste de 100% do seu corpo, é ele que te permite VIVER, então trate-o com mais carinho independente da sua aparência.