25/06/2022 às 10h49min - Atualizada em 25/06/2022 às 10h49min

Tecnologia: Metaverso, a realidade virtual que em breve fará parte de nossas vidas

O Metaverso é um mundo virtual onde as pessoas poderão interagir entre si mesmo do outro lado do mundo.

Vanessa Dall Alba

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

Após o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, citar que em até cinco anos a rede social será totalmente transformada em Metaverso, muito se questionou sobre o que seria esse termo. Essa expressão se refere ao mundo virtual que será o sucessor da internet nos próximos anos.

 
O conceito de Metaverso tem como objetivo a criação de um ambiente virtual, no estilo internet, em 3D, onde uma pessoa poderá interagir com a outra mesmo estando do outro lado do mundo. Assim, utilizando avatares virtuais, as interações terão sensações que se assemelham com as do mundo real.
 
Para a criação desse ambiente será necessário um uso em massa de diversas tecnologias, como redes sociais, realidade virtual aumentada, moedas digitais, além de outras.


 

No universo Metaverso qualquer atividade será possível de ser realizada. Os avatares poderão trabalhar, namorar, sair com os amigos e até mesmo fazer compras. Contudo, para realizar qualquer uma dessas atividades é necessário utilizar de plataformas compatíveis com essa tecnologia.

A realidade virtual faz parte do Metaverso, mas não é tudo

O Metaverso tem como sua base central a realidade virtual, entretanto, não é apenas disso que esse conceito utiliza. Para a formação dessa tecnologia é necessário a utilização de um sistema computacional que gera um ambiente virtual que será possível enganar o sentido do ser humano, como por exemplo o tato ou a visão, permitindo assim uma sensação mais realística.

Várias empresas já estão apostando nessa nova tecnologia

Nos últimos dias muito se falou sobre a alteração do Facebook para Meta. Essa mudança deve-se ao fato de que a própria empresa já vem apostando em mudanças para o Metaverso. Contudo, não é apenas a companhia de Mark Zuckerberg que vem se inserindo nesse universo virtual. Empresas como Amazon, Roblox e Epic Games estão introduzindo esse conceito em seus produtos.
 
Ainda não se sabe quando o Metaverso estará disponível para uso. Certamente, muitas modificações ainda são necessárias, como por exemplo o atual 4G, que ainda não é capaz de suportar a carga total de dados que esse ambiente necessita.
 
Outro ponto para a introdução desse ambiente pelas empresas é a criação de plataformas compatíveis que suportarão todos os processos dessa tecnologia. Além de questões éticas e de segurança, já que o Metaverso utilizará de diversos dados pessoais. Em breve esta  tecnologia estará no dia a dia das pessoas e dos negócios.

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »