01/07/2022 às 13h31min - Atualizada em 01/07/2022 às 13h31min

Projeto de Equoterapia para Reabilitação Fisioterapêutica de Crianças e Adolescentes tem início em Pimenteiras do Oeste

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A proposta do projeto tem como objetivo propiciar o atendimento na habilitação e reabilitação de pessoas, com atenção especial a crianças e adolescentes, de forma a obter melhorias significativas no convívio social e global, através de aprendizagem motora, cognitiva, autoestima, segurança, afeto, equilíbrio, autoconfiança, socialização, fortalecimento da musculatura, respiração, diminuição de doenças psicológicas como ansiedade, entre outros benefícios.

Segundo o acadêmico de medicina veterinária, Bruno Garcia Alves, que desenvolveu o projeto em parceria com Fisioterapeuta Gabriela Batista, Fisioterapeuta Thaciany Nery, Advogada Karen Fernanda e demais voluntários, a Equoterapia tem diversos benefícios nos tratamentos fisioterápicos.
 

“Através do movimento tridimensional para cima e para baixo, um lado e outro, frente e trás e multidirecional do cavalo, considerado o mais semelhante ao da marcha humana, é possível mandar os estímulos na utilização da Equoterapia que é coerente com a prática padrão de tratamentos fisioterápicos, na medida em que a atividade é experimental, funcional e exercida em um ambiente natural. A variabilidade do movimento do cavalo, o ritmo, a dimensionalidade, a regularidade e a habilidade em atuar nestas qualidades de movimento, fazem com que o cavalo, como uma ferramenta, suplante os demais estímulos praticantes ao paciente de Equoterapia para a conquista do equilíbrio, relaxamento, coordenação e adequação dos tônus musculares, enfim, desenvolvimento global. O cavalo é conhecido e admirado pelo homem por sua utilidade no progresso da humanidade”. Disse Bruno.

 

Cavalgar constitui de um prazeroso processo de aplicação dos melhores exercícios de coordenação que se conhece, além de proporcionar a sensação de independência, aumento da autoconfiança, ensinando a reagir adequadamente à realidade externa e elaborar os relacionamentos afetivos. Muitas pesquisas vêm sendo realizadas no intuito de, cada vez mais, comprovar os benefícios da Equoterapia, de forma científica e foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, como método Terapêutico (Parecer 06/97), aprovado em sessão plenária em 09/04/97.  

A Equoterapia acontece atualmente em aproximadamente 24 países, nos quais há uma ampla aceitação no âmbito das comunidades médico-profissional e educacional.
 
O Projeto está sendo desenvolvido no Rancho Pingo D’agua, localizado Linha 11, Km 5,5, Zona Rural do município de Pimenteiras do Oeste, tendo como proposta a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e familiar de cerca de 10 praticantes já identificados que serão assistidos gratuitamente por um acadêmico de medicina veterinária, profissionais fisioterapeutas e voluntários, os atendimentos serão realizados aos sábados das 13 às 17:30hs.

Interessados procurar o Rancho Pingo D’água ou manter contato com Bruno Garcia (67) 99870-2653.
 



Veja abaixo galeria de imagens.

Fonte: Gazeta Rondônia. 
 
 
 

 
 
 

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »