O carnaval 2021 começou no sábado (13), mas com a pandemia do novo coronavírus, as festas oficiais foram canceladas em todos municípios de Rondônia. A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na segunda (15) e na terça-feira (16) de carnaval.
Comércio: Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RO), nos municípios onde não foi decretado feriado e demais restrições, o comércio deve abrir as portas e funcionar normalmente.
Bancos: Em nota, o presidente do Sindicado dos Bancários (Seeb-RO) informou que as agências bancárias vão fechar na segunda-feira (15) e na terça-feira (16). As atividades irão retornar na quarta-feira (17), das 11h às 13h.
Correios: A Superintendência Estadual dos Correios informou nesta sexta-feira (12) que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro haverá atendimento nas agências, entrega de objetos postais conforme as condições vigentes. Nos municípios de Chupinguaia, Machadinho do Oeste, Governador Jorge Teixeira e Rolim de Moura, que instituiu feriado de Carnaval no dia 16 de fevereiro não haverá atendimento do Correios.
Governo de Rondônia: O expediente nas repartições públicas do Estado será normal em todos os municípios. A suspensão do feriadão de carnaval foi confirmada pelo Governo de Rondônia, por meio da Casa Civil, na última quinta-feira (11).
Prefeitura de Porto Velho: O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, período de carnaval. Apenas os serviços essenciais foram mantidos.
Ministério Público: Não haverá expediente em todas às Promotorias de Justiça do Estado, nos dias 15 e 16 de fevereiro. O retorno acontece no dia 17, quarta-feira de cinzas, no período vespertino, de forma online.
Tribunal de Justiça: O Tribunal de Justiça (TJ-RO), informou em nota que não haverá expediente em todas as comarcas do estado nos dias 15 e 16 de fevereiro. Os atendimentos retornam na quarta-feira (17), de forma remota.
Interior: Cerejeiras - Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro.
Vilhena - Prefeitura decretou ponto facultativo apenas no dia 16 de fevereiro;
Ariquemes - Prefeitura decretou ponto facultativo;
Cacoal - Prefeitura ainda não decidiu se terá ou não ponto facultativo;
Jaru - Não terá ponto facultativo nos órgãos da prefeitura e o trabalho segue normalmente;
Ji-Paraná - Prefeitura decretou ponto facultativo nos dias 16 e 17 de fevereiro. (G1).