A eleição suplementar que vai escolher o novo prefeito e o vice de Vilhena (RO) foi marcada para acontecer em 30 de outubro, mesmo dia em que deve acontecer a votação do segundo turno das Eleições 2022.
A decisão para marcar a renovação da eleição municipal foi tomada durante sessão plenária virtual do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO).
À Rede Amazônica, o Fórum Eleitoral de Vilhena informou que deve ser notificado sobre a decisão ainda nesta terça-feira (2). Já a decisão deve sair no Diário Oficial da edição de quarta-feira (3).
A cidade de Vilhena terá nova eleição municipal depois que o então prefeito, Eduardo Japonês, e a vice-prefeita, Patrícia Aparecida da Glória, tiveram os mandatos cassados em junho pela Justiça Eleitoral. Eles foram condenados por abuso de poder político e prática de condutas vedadas aos agentes públicos.
Com isso, os eleitores da cidade vão escolher o novo prefeito no dia 30 de outubro, juntamente com a votação do segundo turno das Eleições Gerais, caso seja necessário definir presidente ou governador de Rondônia. A votação em Vilhena vai começar às 7h (horário local).
Desde o dia 7 de julho o presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (Podemos), está conduzindo a gestão do poder público municipal de forma interina.
A troca de cadeiras foi estabelecida depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) manteve a decisão de cassar os mandatos de Eduardo Japonês e da sua vice.
Ronildo Macedo ocupará o cargo de chefe do Executivo até que o novo pleito ocorra. Fonte: G1