Nesse domingo 7 de agosto no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Aeronáutica na capital paulista, a Câmara Brasileira de Cultura e a Academia de Ciência e Artes, concedeu ao professor historiador, escritor e Comendador Lourismar Barroso, o prêmio Internacional Mercosul (troféu das Américas 2022) pelo seus relevantes trabalho de PROTEÇÃO PATRIMONIAL do estado de RONDÔNIA.
O referido prêmio é resultado de sua pesquisa, dedicação, preservação e conservação do patrimônio mais antigo do Estado de Rondônia, em especial ao Real Forte Príncipe da Beira, sendo a fortificação mais antiga das Américas.
O referido professor que é historiador do quadro permanente do Governo do Estado de Rondônia - SEDUC, lotado na Mediação Tecnológica, sendo especialista em Fortificações Militares do Brasil, e que há décadas vem se dedicando às suas pesquisas nesse campo de fortificações.
O professor/pesquisador Lourismar Barroso possui 16 obras publicados sobre várias temáticas, sendo 5 deles voltado para o Real Forte Príncipe da Beira e seu último lançamento foi referente ao grande militar que leva o nome do nosso estado em homenagem ao Marechal Rondon.
Além da premiação, o professor/pesquisador recebeu o Grão Colar do Mérito da Educação.
Lourismar Barroso que já tem o título de Comendador da Cruz do Mérito da Amazônia- Comendador do Mérito da Educação e Grão Colar Docente do Nível de Educação Superior e agora Mérito da Educação e prêmio Mercosul.
A trajetória desse profissional muito nos orgulha pela sua capacidade de pesquisar e mostrar o resultado ao público leitor que a certeza de toda mudança vem da Educação.
Vida longa ao nosso professor/pesquisador RONDONISTA, como são chamado aqueles que se dedicam a pesquisarem ícones importantes da nossa história.
Que sirva de incentivo aos novos pesquisadores do nosso estado, para que deem continuidade a esta relevante temática da pesquisa científica, tendo como referência o nobre professor/pesquisador e escritor Lourismar Barroso. Fonte: Assessoria