18/02/2021 às 17h49min - Atualizada em 18/02/2021 às 17h49min

Colorado do Oeste e outras 13 cidades de Rondônia planejam fim dos lixões até 2022

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

O Governo de Rondônia divulgou nesta semana que 14 municípios rondonienses pretendem acabar com os lixões até o próximo ano. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a medida será possível com recursos do programa Zero Lixão, do Ministério do Meio Ambiente.

No início deste mês, engenheiros e analistas da Sedam e representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (Cimcero) fizeram vistorias nos municípios de Alvorada do Oeste, Candeias do Jamari, Castanheiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Guajará-Mirim, Jaru, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, São Francisco do Guaporé, Seringueiras e Vale do Paraíso.

A próxima etapa, segundo o Governo do Estado é a licitação das obras de engenharia pelo consórcio e o licenciamento pelos municípios das áreas onde serão instaladas usinas de triagem e compostagem. Os contemplados têm 18 meses para concluir as adequações apresentadas no projeto e desativar os lixões que ainda estão em operação.

Conforme o Cimcero, o Programa Zero Lixão vai investir cerca de R$ 12 milhões em Rondônia com o equipamento das unidades de triagem e compostagem, estações de transbordo de resíduos, compra de caminhões para coleta seletiva e encerramento dos lixões. Fonte G1

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »